Polícia espanhola está vigilante e divulga imagens dos cinco fugitivos perigosos de Vale de Judeus
A polícia portuguesa pediu ajuda à espanhola
Corpo do artigo
A polícia portuguesa já pediu ajuda à espanhola no caso dos cinco fugitivos perigosos da prisão de Vale de Judeus, e as autoridades do país vizinho já estão vigilantes e divulgaram imagens dos cinco criminosos em questão.
Trata-se de condenados a penas entre os sete e os 25 anos de prisão, por crimes como tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento de capitais. Escaparam do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Lisboa, pelas 10h00 de dia 7 de setembro, "com ajuda externa através do lançamento de uma escada, que permitiu aos reclusos escalarem o muro e acederem ao exterior".
Os evadidos são dois cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro, um cidadão da Geórgia, Shergili Farjiani, um da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e outro do Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer, com idades entre os 33 e 61 anos.
A fuga demorou apenas seis minutos e foi detetada uma hora depois.
“Nos relatos recebidos vimos desleixo, vimos facilidade, vimos irresponsabilidade e vimos falta de comando. Também vimos decisões erradas ou ausência de decisões nos anos mais recentes. Temos fundamento para concluir que a fuga de cinco reclusos resultou de uma cadeia sucessiva de erros e falhas muito graves, grosseiras, inaceitáveis que queremos irrepetíveis”, disse esta terça-feira a ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice.