É o mais lógico e o mais prático, mas carregar o telemóvel durante a noite pode comprometer a vida útil da bateria. Saiba qual a melhor estratégia.
Corpo do artigo
Carregar o telefone à noite pode afetar negativamente a vida útil da bateria do seu telemóvel. O alerta é dos fabricantes da Huawei, que aconselha a que não deixe o telemóvel a carregar por longos períodos, nomeadamente durante a noite.
Em contrapartida, e para prolongar a vida útil da bateria do seu telemóvel, o ideal será manter a bateria entre os 30 e os 70%. E esta medida não é aconselhada apenas aos telemóveis Android, já que a Apple oferece a opção de configurar o carregamento da bateria para que nunca ultrapasse os 80% de carga máxima.
Porque não carregar até aos 100%? Porque, ao longo do tempo, este esforço prejudica a eficiência das baterias de ião-lítio - comum à grande maioria dos smartphones. Imagine molhar uma esponja que está totalmente seca: o objeto vai absorver a água sem qualquer dificuldade. Mas quando esta mesma esponja estiver 80% molhada, a absorção de água até aos 100% já não será tão imediata. Esta metáfora foi apontada por Kevin Purdy, jornalista especializado em tecnologia, ao New York Times e ilustra bem o funcionamento das baterias.
Além disso, quando deixa um dispositivo a carregar durante um longo período, há risco de sobreaquecimento que, sem supervisão, pode comprometer não só o aparelho como levar a outros riscos, caso esteja próximo de alguma superfície inflamável (ou pior: debaixo da almofada, como alguns fazem!).