Episódio aconteceu na China e o parapentista, apesar de sofrido queimaduras de gelo por todo o corpo, manteve a consciência e conseguiu aterrar em segurança
Corpo do artigo
Um parapentista foi arrastado no sábado a uma altitude de 8598 metros na região montanhosa de Qilian, na China, filmando-se enquanto aguentou temperaturas extremamente baixas até aterrar em segurança, numa história que rapidamente correu mundo nas redes sociais.
De acordo com a imprensa chinesa, o parapentista chinês acabou arrastado por uma nuvem devido a uma avaria no parapente que o impediu de o controlar, isto depois de se ter lançado a uma altitude de 3000 metros, acabando por fazer uma descida a pique de mais 5000 metros.
Antes dessa descida, o homem atingiu uma altura quase equivalente à do Monte Everest (8849m), a montanha mais alta do mundo, sofrendo queimaduras de gelo por todo o corpo, especialmente nas mãos, que ficaram expostas ao ar gelado - naquelas alturas pode chegar aos 40 graus negativos. Ainda assim, conseguiu manter-se consciente até chegar ao solo.
“Eu simplesmente continuei a comunicar através do rádio o tempo todo”, contou o parapentista, com um experiente praticante desta modalidade a enaltecer a raridade de um episódio destes acabar bem: “Isto é verdadeiramente milagroso. A sua resiliência mental foi extraordinária”.
Ainda assim, as autoridades locais encontram-se a investigar o caso, com uma fonte próxima a ter revelado que o parapentista, apesar de ter uma licença válida, não entregou um plano de voo para aquele dia, ao contrário do que é obrigatório, e também não obteve autorização aérea para o salto que realizou.
Veja o vídeo: