Regresso está marcado para início do mês de março, com Rueff a interpretar textos de diversos escritores portugueses, que vão refletir o país através do olhar crítico, satírico ou reflexivo.
Corpo do artigo
A TSF apresenta uma nova grelha de programação, assinalando uma semana em que completa 38 anos, sendo de destacar o humor de Maria Rueff. O regresso está marcado para início do mês de março, com Rueff a interpretar textos de diversos escritores portugueses, que vão refletir o país através do olhar crítico, satírico ou reflexivo.
Domingos de Andrade, diretor da TSF, garante que esta é "uma nova forma de humor na rádio, com palavras escritas de propósito para serem ditas". O humor está no ar de segunda a sexta-feira depois das 08h00, com repetição ao fim da tarde e compacto ao fim de semana. Manuel Monteiro, Afonso Cruz e Tolentino de Mendonça são alguns dos escritores que se juntam nesta aventura.
São ainda de registar mais três programas novos, de debate político e social. Miguel Poiares Maduro e Graça Fonseca são os titulares do Ministério do Futuro. Com moderação de Filipe Santa Bárbara, um frente a frente, à terça-feira, depois das 13h00, com duas visões do mundo atual e dos dias que estão para vir.
15902296
A Lei da Paridade está representada no novo programa de debate, com estreia marcada para os sábados. Rita Carvalho Pereira modera a conversa de três jovens mulheres, Rita Saias, a humanista não alinhada, Adriana Cardoso, a centrista da Big Pharma, e Leonor Rosas, a esquerdista irremediável. Ao domingo, três novos protagonistas sub-35, discutem política e outros assuntos com Francisco Nascimento, num debate que vai ficar conhecido como Minoria Absoluta.
"É fundamental a rádio abrir a antena a novos protagonistas, que serão os decisores de amanhã", defende Domingos de Andrade, que assume com orgulho a história da TSF, o primeiro "canal de notícias em Portugal".
Antes das 18h00, Manuel Costa Monteiro e Mário Fernando, duas vozes da rádio, reviram o baú das memórias e escolhem uma música. De segunda a sexta-feira, a TSF viaja no tempo e vai ao encontro de discos perdidos, esquecidos ou ignorados, mas que merecem ser ouvidos de novo. Tem um compacto ao fim de semana. Ainda antes das 18h00, de segunda a sexta, destaque para a Carteira Virtual, para uma pergunta simples e uma resposta clara sobre a nova era da economia digital, do dinheiro virtual e das criptomoedas. Um manual de economia digital a não perder com José Milheiro e Nuno Silva Vieira.
Ao fim da tarde, Ana Cristina Henriques conduz as notícias. A TSF reforça a informação no período em que os portugueses regressam a casa. Além das notícias das 19h00, que ganham espaço em antena, de segunda a quinta, os jornalistas Joana Petiz, Afonso Camões, Leonídio Paulo Ferreira e Rafael Barbosa tiram a temperatura ao estado do país e do mundo, da sociedade e da política, do internacional e da economia. Sem medo de ofender. Artur Carvalho conduz a conversa onde e toma conta do termómetro.
Na grelha, continuam A Espantosa Realidade das coisas, com Fernando Alves, Paulo Pedroso e Rita Figueiras, Uma questão de ADN, conduzido por Teresa Dias Mendes, os programas de atualidade internacional O Estado do Sítio e Mapa Mundo, de Ricardo Alexandre, e a proposta de Fernando Alves e José Guerreiro, "Por onde nos levam os caminhos".
15902556