Navio que se incendiou junto ao Porto tem a bordo gasóleo e combustível para aviões
navio está a ser rebocado uma zona afastada de costa
Corpo do artigo
O navio Greta K, que se incendiou ao largo da Foz do Douro, no Porto, encontrava-se às 17h45 a quatro quilómetros da costa, vindo do porto de Sines, de acordo com a aplicação Marine Traffic.
O alerta para o incêndio na embarcação, registada em Malta, foi dado às 15h24, de acordo com a página na Internet da Proteção Civil.
Pelas 17h00, era ainda visível um fumo negro a sair do navio, estando o incêndio a ser combatido com água, projetada por pelo menos duas outras embarcações. O navio em chamas dirigia-se para o porto de Leixões, em Matosinhos, acrescentou a fonte da Proteção Civil.
Pelas 18h15, de acordo com informação disponível no 'site' da proteção Civil, o incêndio ainda estava ativo.
No combate às chamas estão meios da Capitania do Porto.
Comunicado
"Esta tarde, cerca das 15h30, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, da Marinha, recebeu um alerta, via plataforma 112 e através do MRCC Madrid, de um incêndio no navio-tanque GRETA K, com bandeira de Malta, que se encontrava a navegar a cerca de uma milha e meia de costa, cerca de três quilómetros, junto à praia dos Ingleses, na Foz do Douro, com 19 pessoas a bordo, todas de nacionalidade filipina.
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que tinha a bordo um piloto de barra no apoio ao navio que se dirigia para Leixões, conseguiu rapidamente colocar no local três navios-rebocadores a ajudar no combate ao incêndio. Também o Capitão do Porto do Douro e de Leixões empenhou duas embarcações da Estação Salva-vidas de Leixões.
O incêndio continua ativo e 12 dos tripulantes foram resgatados por embarcações das Estações Salva-vidas de Leixões, da Póvoa de Varzim e do Comando-local da Polícia Marítima de Leixões. Os outros 7 tripulantes mantiveram-se a bordo.
Neste momento, o navio está a ser rebocado uma zona afastada de costa. O navio tem a bordo gasóleo e combustível destinado a aviões (jet fuel) e não tem crude.
A Autoridade Marítima Nacional está a reforçar o material e as equipas de combate à poluição para alguma eventualidade de foco de poluição.
O Instituto Hidrográfico, da Marinha, também se encontra a acompanhar a situação para a eventual necessidade de cálculo da deriva, em caso de foco de poluição".
16046782
16044818