O programa, apelidado de notas da comunidade, permite que os utilizadores adicionem informações às publicações. Começa a se testado no dia 18 de março
Corpo do artigo
A Meta, empresa que detém as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, vai começar a testar o seu novo programa de verificação de factos no dia 18 de março.
Segundo a agência Associated Press (AP), o programa, apelidado de notas da comunidade, permite que os utilizadores adicionem informações às publicações, apesar de nem todas ficarem automaticamente visíveis. Ou seja, o sistema é igual ao que já existe na rede social X.
A Meta começou a verificar factos em dezembro de 2016, depois de Donald Trump ter sido eleito presidente dos Estados Unidos e em resposta às críticas da difusão de notícias falsas nas redes sociais. Nessa altura, a empresa juntou-se a mais de 100 organizações de mais de 60 países para combater a desinformação.
De acordo com a mesma agência, o novo programa de fact-check está pronto desde janeiro, mês em que Mark Zuckerberg se queixou que verificadores de factos se tinham tornado “politicamente tendenciosos”.