Na sua maioria quedas de árvores e estruturas ou pequenas inundações
Corpo do artigo
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou este sábado 316 ocorrências relacionadas com o mau tempo, na sua maioria quedas de árvores e estruturas ou pequenas inundações, que ocorreram sobretudo nas regiões norte e centro.
"Entre as 00h00 e as 22h00 de hoje tivemos o registo de 316 ocorrências", disse à Lusa o oficial de operações da ANEPC, acrescentando que no centro do país registaram-se 132 casos e, no norte, 86.
Segundo o responsável, as situações mais relevantes foram "quedas de árvores e estruturas, pequenas inundações e limpezas de vias".
Uma das situações mais complicadas registou-se em Santarém, onde um fenómeno extremo de vento provocou, ao final da tarde, estragos em várias habitações na freguesia de Pernes, arrancou árvores e danificou postes de eletricidade e comunicações.
As ocorrências registadas em todo o país mobilizaram 1.185 operacionais e 514 meios terrestres, acrescentou o oficial de dia da ANEPC, sublinhando que os incidentes não provocaram quaisquer vítimas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu alguns avisos até domingo de manhã, altura em que o "mau tempo irá começar a desagravar".
Segundo o IPMA, os distritos de Aveiro, Beja, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa e Setúbal vão manter-se sob aviso vermelho até domingo, devido à agitação marítima.
Já os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco e Braga estão com aviso laranja para queda de neve até domingo de manhã.
Porto, Aveiro e Coimbra ficam sob aviso amarelo de queda de neve até domingo.