Marcelo Rebelo de Sousa decreta estado de emergência: "Não é uma qualquer epidemia"
Presidente da República falou sobre a decisão de decretar o estado de emergência.
Corpo do artigo
Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, decretou esta quarta-feira o estado de emergência devido à pandemia do Covid-19.
"Acabei de decretar o estado de emergência. Uma decisão excecional num tempo excecional. A pandemia do Covid-19 não é uma qualquer epidemia como as que conhecemos na nossa democracia. Está a ser e vai ser mais intensa, vai durar mais tempo até desaparecerem os efeitos", disse Marcelo Rebelo de Sousa numa comunicação ao país.
"Está a ser um teste nunca antes visto ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e à sociedade portuguesa. Está a ser e vai ser um desafio enorme para a maneira de viver e para a nossa economia. Na saúde, educação, turismo, trabalho, fragilização das famílias e empresas...", continuou.
"Esta guerra, porque se trata de uma guerra, dura há um mês. Começou depois dos vizinhos europeus e pode demorar mais tempo a atingir os picos da sua expressão. Nos últimos 15 dias o que fizemos? Entendemos que isto é uma tarefa de todos e não de cada um ser abandonado à sua sorte. Apostamos na contenção para tentar limitar o contágio, ganhar tempo para a resposta. O SNS fez e continua a fazer heroísmo diário pelas mãos dos profissionais. Os portugueses entenderam isso, entenderam que o combate é duro e têm sido exemplares", apontou.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS