Kia aproveita protestos contra Musk para promover carro: "Comprei isto depois de o Elon enlouquecer"
Face à controvérsia, a Kia acabou por remover a publicação
Corpo do artigo
A Kia utilizou uma estratégia ousada para promover o EV3 na Noruega, recorrendo às redes sociais para associar a sua campanha publicitária aos protestos contra Elon Musk, proprietário da Tesla.
Numa publicação feita pela conta da Kia na Noruega, foi divulgada uma imagem da traseira de um EV3 com uma mensagem colada: "Comprei isto depois de o Elon enlouquecer". A frase teve grande impacto a nível mundial nos últimos dias.
A campanha, no entanto, não foi bem recebida pelos acionistas da Tesla. No X (antigo Twitter), o investidor Sawyer Merritt classificou a ação como um "erro" da fabricante sul-coreana. Outros críticos argumentaram que a campanha sugeria que os elétricos da Kia só seriam uma opção viável como forma de protesto contra Musk, e não pelos seus próprios atributos.
Face à controvérsia, a Kia acabou por remover a publicação.
É importante notar que, desde que Musk se envolveu no governo de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, as vendas da Tesla na Europa registaram uma forte queda.
Nos primeiros meses de 2025, enquanto o mercado automóvel está em alta na Noruega e na Suécia, a Tesla viu as suas vendas caírem 44% e 38%, respetivamente. Além disso, segundo uma pesquisa de sentimento de mercado realizada pelo Novus Group da Suécia, a imagem de Musk tem-se deteriorado nos últimos meses.