Foi um dos deputados que integrou a Comissão de inquérito ao Novo Banco, da Assembleia da República, que expôs negócios de Luís Filipe Vieira
Corpo do artigo
João Paulo Correia é o novo secretário de Estado da Juventude e Desporto (SEJD). Deputado socialista, é agora chamado pelo primeiro-ministro António Costa para a pasta que, entre outras coisas, irá acompanhar a eventual organização do Mundial"2030, caso a candidatura conjunta de Portugal e Espanha bate as concorrentes, o que deverá ser conhecido apenas em 2023.
A SEJD, que subiu de importância na estrutura do Governo português - agora na dependência da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes -, passa a ser liderada por um dos deputados que integrou a Comissão de inquérito ao Novo Banco, da Assembleia da República, que expôs negócios de Luís Filipe Vieira, o que culminou com o seu afastamento da presidente do Benfica e da sua SAD.
João Paulo Correia foi eleito deputado pelo Porto pela quarta legislatura consecutiva, foi vice-presidente da bancada socialista e é licenciado em Organização e Gestão de Empresas. Tem ainda a sua vida política e partidária em Vila Nova de Gaia, onde é presidente da Junta da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, uma das maiores do município.
Segundo o registo de interesses na página online do Parlamento, Correia presidiu ao Clube de Futebol de Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia, entre 2012 e 2018.
Em termos de trabalho na Assembleia da República, integrou quatro comissões parlamentares: Orçamento e Finanças, Verificação de Poderes dos Deputados Eleitos, Transparência e Estatuto dos Deputados e Defesa Nacional (suplente).
Recorde-se que a anterior SEJD, que era dirigida por João Paulo Rebelo, era tutelada pelo Ministério da Educação. Agora, encontra-se na órbita de um ministério mais político e menos técnico, comandado por Ana Catarina Mendes, considerada uma das ministras mais próximas do chefe de Governo, António Costa.