Regulador polaco de defesa do consumidor aplicou uma multa de quase 36 milhões de euros.
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O regulador polaco de defesa do consumidor multou a Jerónimo Martins na Polónia, em quase 36 milhões de euros (160 milhões de zlotis), por "induzir em erro os consumidores", de acordo com um comunicado da entidade.
A entidade reguladora UOKiK disse que a companhia, que detém uma rede alargada de lojas no país, "induziu os consumidores em erro", tendo em conta "as condições, benefícios e a disponibilidade" de regras e regulamentos de uma campanha que apelidou de anti-inflação ("Tarcza Biedronki antyinflacyjna" no original).
Segundo o regulador, a campanha da Jerónimo Martins, que ocorreu entre abril e junho de 2022, com o slogan 'se encontrar um produto na nossa lista de 150 comprados com mais frequência a um preço inferior em outra loja, devolvemos a diferença' tinha "regras complicadas, benefícios desproporcionais e uma disponibilidade limitada".
O UOKiK considerou que a Jerónimo Martins Polska estava a infringir "os interesses coletivos dos consumidores".
No total, a empresa, que detém na Polónia a cadeia de supermercados Biedronka, aplicou assim uma multa de mais de 160 milhões de zlotis à empresa, destacou, recordando que esta não é a primeira vez que a empresa é sancionada na Polónia.
A decisão não é final, referiu o regulador polaco no seu "site", e pode ser alvo de recurso.
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