Incêndio em Londres faz vários mortos. Duas crianças portuguesas entre os feridos
O incêndio num prédio residencial de 27 andares no centro de Londres causou "vários mortos", avançaram esta quarta-feira a polícia e o chefe dos bombeiros da capital britânica.
Corpo do artigo
Em comunicado, a polícia adiantou que foi chamado ao local às 01h16 (mesma hora em Portugal continental) devido a um incêndio de grandes dimensões num edifício em Lancaster West Estate, salientando que há um número indeterminado de vítimas.
Também o responsável pela Brigada de Incêndios de Londres confirmou, em declarações à imprensa, a existência de vários mortos.
"Há vários mortos. Não posso confirmar um número neste momento, devido ao tamanho e complexidade do prédio", afirmou Dany Cotton.
Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas, de acordo com o serviço de ambulâncias da cidade. Não se sabe quantas pessoas podem ainda estar dentro do edifício com 27 andares e 120 apartamentos.
Duas crianças portuguesas estão internadas com prognóstico reservado, enquanto os pais foram assistidos, mas estão bem, disse fonte da Secretaria de Estado das Comunidades.
Esta era a terceira família portuguesa residente no prédio e que faltava ainda localizar, esclareceu a mesma fonte. Lá viviam ainda mais dois portugueses.
Segundo o porta-voz da Secretaria de Estado das Comunidades, as duas meninas estão em avaliação clínica.
O comandante Stuart Cundy, da polícia metropolitana de Londres, disse que "todos os serviços de emergência e outras agências continuam a trabalhar juntas no local do incêndio".
"Consigo confirmar que há vítimas mortais e feridos. (...) Qualquer pessoa que esteja preocupada com familiares e amigos deve contactar as autoridades. Se não conseguir de imediato, por favor, tente outra vez", disse.
O responsável adiantou ainda que "foi colocado um cordão de segurança nas imediações e alguns residentes de prédios da zona foram retirados por precaução".
"A autoestrada 40 foi encerrada nos dois sentidos. Pedimos por favor às pessoas que se mantenham afastadas da zona", disse.
Um incêndio de grandes dimensões deflagrou hoje à 01h15 (mesma hora em Lisboa) na torre Grenfell, numa zona próxima de Notting Hill.
As chamas estão a ser combatidas por 200 bombeiros e 40 veículos, disseram à agência EFE fontes da Brigada de Bombeiros da capital britânica.
Desconhecem-se para já as causas do incêndio.