Idai: 'Maratona Radiofónica' em Toronto para apoiar vítimas do ciclone em Moçambique
Uma rádio multicultural de Toronto vai organizar esta semana uma maratona radiofónica para tentar angariar "pelo menos 50 mil euros para as vítimas do ciclone Idai em Moçambique", disse hoje à agência Lusa fonte da organização.
"Julgo ser possível chegar aos 50 mil euros nesta maratona de rádio a realizar esta semana. Além disso, no dia 28 de abril, vamos também promover um concerto com a presença de 25 artistas comunitários e quatro bandas, que vão atuar gratuitamente", afirmou o coordenador do departamento de português da CHIN Rádio, Dário Amaral
'Juntos por Moçambique', como é denominada a iniciativa solidária, vai decorrer nos dias 10, 11 e 12 de abril, entre as 06:00 e as 11:00 (11:00 e as 16:00 de Lisboa) e vão ser disponibilizadas três linhas telefónicas na agência de viagens 'Bento's Travel'.
Os fundos que vão ser angariaríamos têm como destino as aldeias nos limítrofes da Beira, uma descentralização dos donativos "visto que muitas organizações estão a enviar quase diariamente material para a Beira".
"A nossa intensão é também olharmos para as pequenas aldeias à volta da Beira, que de acordo com a informação que nos está a chegar, não estão a ter a mesma assistência. O nosso foco será um pouco nessas populações", explicou Dário Amaral.
A organização de 'juntos por Moçambique' pretende enviar material como "máquinas purificadoras de água", visto que aquela região que ficou "destruída" estar a ser afetada por um "surto de cólera com casos de paludismo (Malária)".
"Além das máquinas purificadoras de água, estamos também a analisar a aquisição de paneis fotovoltaicos para que as máquinas sejam autossuficientes e também necessitam de uma base em cimento e outros materiais", acrescentou.
Os organizadores estão ainda a analisar a possível aquisição de 'chapas de zinco' material utilizados por muitas das habitações e destruído pelo ciclone Idai.
'Juntos por Moçambique' é uma organização conjunta da CHIN Radio, com a Associação Cultural do Minho, Casa das Beiras de Toronto, Casa dos Poveiros de Toronto, Clube Português de Mississauga, os jornais Sol Português e Voice, e do TNTfx.
Já em 2017, na campanha 'Juntos por Pedrogão' foram angariados 70 mil dólares canadianos (46,6 mil euros) sendo distribuídos diretamente 3.332 euros a cada família.
A CHIN Rádio, com 53 anos de existência, é uma rádio multicultural localizada em Toronto e em Otava, conta com 108 horas semanais em língua portuguesa, programação com mais de 50 anos.
O ciclone Idai atingiu a região centro de Moçambique, o Maláui e o Zimbabué em 14 de março.
Em Moçambique, segundo dados do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, a passagem do ciclone terá afetado 1,4 milhões de pessoas, provocando, pelo menos, 598 mortos e 1.641 feridos.
