
Com uma picada no dedo é possível saber se existe infeção pelo vírus das hepatites B e C. Falar com o médico de família é o primeiro passo para detetar uma doença assintomática, mas que pode causar cirroses e cancro. No Dia Mundial das Hepatites, assista à Talk "Hepatites: Prevenir e testar para tratar", e fique por dentro da informação que pode ajudar a salvar vidas.
Corpo do artigo
Estima-se que em Portugal existam cerca de 40 mil pessoas com infeção pelo vírus da Hepatite C, que desconhecem que estão doentes. Não há sintomas que permitam detetar atempadamente a doença e, quando começam a dar sinal, a doença já se encontra num estado avançado. No entanto, a Hepatite C tem cura, e pode evitar transplantes e outras patologias que retiram a qualidade de vida ao doente e que podem, até, causar a morte. "É um tratamento que, em oito a 12 semanas, permite eliminar o vírus", explica José Presa, presidente da Associação para o Estudo das Doenças do Fígado (APEF).
No caso da Hepatite B, não existe esta cura, mas há vacina e tratamentos que travam a evolução da doença. A infeção é tratada como uma patologia crónica, mas garante que o doente consegue manter a sua qualidade de vida. Em ambos os casos, refere Luís Nazaré Pereira, médico especialista em Medicina Geral e Familiar, "é fundamental falar com o médico de família para que possa ser feito o teste que garante o diagnóstico rápido e o tratamento".
As doenças do fígado, nas quais se incluem as hepatites, são atualmente a quarta causa de morte em Portugal e afetam milhares de pessoas. O seu impacto é social, mas também económico, pelo que a prevenção é o melhor remédio.
"Prevenir e testar para tratar" é o tema do debate que acontece esta tarde, com a presença de José Presa e de Luís Nazaré Pereira, com o objetivo de chamar a atenção para estas doenças e para as suas implicações.
Promovida pelo jornal O Jogo, com o apoio da APEF e da Gilead, esta "Talk" será transmitida em direto no site do jornal, a partir das 17 horas de hoje, a data em que se assinala mais um Dia Mundial das Hepatites.
