Chuva intensa e vento forte regressam domingo e deverão manter-se até ao final da semana. Proteção civil alterta para possibilidade de cheias e deslizamentos de terra
Corpo do artigo
Depois de uma semana de sol, o mau tempo está de regresso com céu nublado e chuva, por vezes forte, em todas as regiões do território continental e ilhas.
A Proteção Civil (ANEPC) emitiu esta sexta-feira um aviso para a possibilidade de ocorrência de cheias, deslizamentos de terra, estradas escorregadias e acidentes junto à orla costeira devido à agiração marítima.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva forte estará de regresso no domingo à tarde, dia 19 de janeiro, e deverá manter-se até terça-feira, dia 21, sem especial nas regiões Centro e Sul. Os períodos de precipitação serão acompanhados de vento forte no litoral e terras altas com rajadas até 65 km/h e 75 km/h, respetivamente.
É ainda expectável a ocorrência de trovoada. Nas serras do interior Norte e Centro prevê-se ainda a queda de neve no domingo.
O IPMA emitiu ainda aviso amarelo de precipitação para os Açores entre as 21h de sábado e as 6h de domingo. De madrugada, há aviso aviso amarelo de agitação marítima que, das 12h às 10h de domingo, passa a ser laranja. Entre as 9h de sábado e 10h de domingo, regista-se aviso amarelo de vento.
No continente, a chuva mantém-se até ao fim de semana, embora com menos intensidade a partir de quarta-feira, dia 22, e acompanhada por períodos de sol.
As temperaturas, por outro lado, vão subir ligeiramente apesar de as máximas não excederem os 16 graus Celsius. As mínimas devem fixar-se entre os 8º e os 9º graus Celsius. As regiões da Guarda, com 6º Celsius de máxima, Bragança (9º) e Castelo Branco (10º) não estão incluídas neste ligeiro aumento e, de acordo com o site do IPMA, serão as localidades mais frias na segunda-feira.