Facebook e Instagram estão a utilizar os seus dados para treinar IA. Eis como impedir
Fotografias, legendas, mensagens privadas ou histórias podem, a partir desta terça-feira, ser utilizadas pela Meta para uma nova ferramenta de Inteligência Artificial (IA)
Corpo do artigo
A partir desta terça-feira, dia 28 de maio, a Meta, empresa que detém as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, vai começar a servir-se dos dados de utilizadores da União Europeia para treinar a nova ferramenta de inteligência artificial (IA) – a Meta AI.
Segundo a empresa, este novo modelo de IA vai utilizar informações de terceiros, ou seja, mensagens privadas, fotografias, comentários, histórias, legendas, interações com outros utilizadores. As mensagens do Messenger ficam de fora, já que, por enquanto, a empresa ainda as considera privadas.
Em comunicado, a Meta sublinha que nomes, moradas, números de telemóvel ou endereços de email também não serão utilizados, já que são informações pessoais.
Quem tem menos de 18 anos não tem que se preocupar com esta utilização de dados. Os adultos, no entanto, devem ter especial atenção, sendo que podem até impedir a empresa de o fazer.
Existem duas formas de evitar que os dados sejam utilizados para treinar IA. No Instagram, basta clicar no ícone do perfil e, de seguida, nos três traços no campo superior direito da página. Depois escolha a secção “mais informações de apoio”, clique em “sobre” e selecione “política de privacidade”.
No texto procure a opção sobre “direito de oposição”. Por último, será direcionado para um formulário que deverá preencher com os seus dados e motivo de recusa e submeter.
Para quem utiliza o Facebook, deve aceder às "definições de privacidade” do perfil e clicar em “centro de privacidade”. Navegue até à opção “IA generativa/IA na Meta” e “rever recursos adicionais”.
De seguida, vai encontrar e clicar na opção "Informações mais detalhadas sobre os modelos de IA generativa da Meta" e em "O teu direito de oposição". À semelhança do Instagram, será direcionado para um formulário que deve preencher e enviar.
Se os utilizadores nada fizerem, a Meta parte do princípio que pode gerir as informações pessoais como entender.