Está a ser avaliado em Lisboa o primeiro caso suspeito de infeção por novo Coronavírus em Portugal, anunciou a Direção-Geral da Saúde.
Corpo do artigo
Um homem regressado hoje da China está sob observação no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, por suspeita de infeção pelo novo vírus detetado naquele país, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
"Relativamente ao surto de pneumonia por novo Coronavírus (2019-nCoV), com início na China, a Direção-Geral da Saúde informa que está a ser avaliado o primeiro caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (2019-nCoV) em Portugal", afirma a DGS, numa nota publicada na sua página da internet.
Segundo a informação, este doente regressou hoje da China, onde esteve nos últimos dias em Wuhan, a cidade onde foi detetado inicialmente o vírus, e encontra-se "sob observação" no Hospital Curry Cabral, unidade de "referência para estas situações".
A Direção-Geral da Saúde indica ainda que a situação clínica do doente "está estável", aguardando-se os resultados das análises laboratoriais em curso.
O novo vírus, que causa pneumonia, foi detetado na China no final de 2019, e já provocou a morte a pelo menos 41 pessoas.
Os primeiros casos apareceram exatamente em Wuhan, uma cidade com 11 milhões de habitantes e capital da província de Hubei, no centro do país.
O vírus já matou 41 pessoas na China e infetou mais de 1.300 em vários países.