A propósito do MEO XL Games, evento de gaming que decorreu na Exponor entre 23 e 26 de novembro, estivemos à conversa com Sandra Páscoa, directora de marketing da Playstation Portugal.
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Após um ano que vai deixar boas memórias aos aficionados de videojogos, com lançamentos muito fortes, era impossível não mencionar a Playstation e o papel que desempenhou. A Playstation 5 faz três anos, e após a escassez de stock, em 2023 quem quis comprar a consola de nova geração da Sony, conseguiu fazê-lo sem limitações. Com o apoio dos fãs da PlayStation, a marca atingiu o marco de mais de 40 milhões de consolas PS5 vendidas desde o lançamento.
A propósito do MEO XL Games, evento de gaming que decorreu na Exponor entre 23 e 26 de novembro, estivemos à conversa com Sandra Páscoa. A Directora de Marketing da Playstation Portugal fez um balanço de 2023, falou do impacto da marca em Portugal e dos desafios para o futuro.
OJ: PlayStation VR2, PlayStation Portal, Access… 2023 foi um ano em que o ecossistema da Playstation expandiu muito, com recurso aos periféricos e novas maneiras de explorar a PS5. O que se está a desenvolver na área da acessibilidade da PS5?
SP: O nosso compromisso é trazer sempre experiências e inovação para aquilo que é o ecossistema PlayStation 5, entendendo que os jogadores não são todos iguais e têm necessidades diferentes. Faz parte do ADN da PlayStation, e tem sido assim em todas as gerações. Temos lançado várias mensagens de inovação e vários dispositivos e acessórios para a PlayStation 5, que acrescentam e trazem novidade àquilo que é a experiência de jogo.
O PlayStation VR2, saiu em fevereiro e traz a realidade virtual de nova geração. No passado dia 15 de Novembro lançámos o PlayStation Portal, um dispositivo de reprodução remota que também vem trazer a possibilidade de usufruir da PlayStation numa outra zona da casa, e que está a ter uma ótima adesão da comunidade e em termos de crítica especializada.
Agora preparamo-nos para lançar o PlayStation Access, que é um produto especial e que vai permitir ter aqui um comando totalmente customizável e adaptável àquilo que são as capacidades do jogador. É com muita felicidade que trazemos este produto para o ecossistema PlayStation 5, para dar oportunidade a estes jogadores de poderem usufruir dos jogos na PlayStation 5.
Estamos muito felizes pelo momento atual da PlayStation 5, três anos depois de ter sido lançada. Agora com o primeiro Natal com stock nas lojas. Lançámos o mês passado o Marvel Spider-man 2, que foi o jogo que mais rápido vendeu dentro dos exclusivos PlayStation (com 2,5 milhões de unidades vendidas em 24 horas em todo o mundo) e que tem tido críticas fantásticas.
OJ: Os grandes sucessos ao nível de videojogos na Playstation são, quase sempre, experiências de single-player. Mas também renovaram recentemente as subscrições para jogar online. São duas estratégias diferentes da marca?
SP: O nosso compromisso é sempre o de tentarmos trazer experiências diferentes para os diferentes tipos de jogadores. Para alguns deles, aquilo que mais gostam de usufruir são, de facto, essas experiências com uma narrativa mais forte, mais singleplayer, e com uma produção imponente. O Marvel Spider-man 2 é um ótimo exemplo disso. Há um ADN muito forte naquilo que é narrativa.
Por outro lado, existem jogos que acolhemos na plataforma, mesmo não sendo exclusivos. Ainda há pouco tempo fizemos a aquisição de um estúdio como a Bungie, especializado num outro tipo de jogos. Portanto, o nosso compromisso é o de trazermos sempre experiências diferentes e inovadoras para os diferentes tipos de jogador. Que haja sempre algo para todos dentro do ecossistema PlayStation.
OJ: A Playstation continua a liderar o mercado português de consolas. Qual é a principal estratégia para o nosso mercado?
SP: Portugal é muito importante para a PlayStation, desde há muitos anos. A Sony Interactive Entertainment está em Portugal desde 2004, são muitos anos a trabalhar muito diretamente no mercado português para o consumidor português. Desde logo, através dos jogos que lançamos serem totalmente localizados em português de Portugal. É algo diferenciador e que nos enche de orgulho porque são localizações de elevada qualidade, como o Spider-man 2. Isto traz mais pessoas para aquilo que é o universo dos videojogos É importante para os jogadores portugueses sentirem essa identificação e o feedback que temos tido é sempre muito bom. Para muitas pessoas é diferenciador poder ter essa opção e achamos mesmo que é um dos grandes contributos para o sucesso da PlayStation em Portugal.
Nas nossas próprias campanhas de lançamento dos jogos tentamos sempre trazer qualquer coisa de diferente. Mesmo que seja uma campanha global, acrescentar sempre qualquer coisa ao nível da estratégia local, para criarmos essa identificação com o consumidor. Tentamos também, nos nossos canais próprios, produzir conteúdo em português de Portugal e estamos aqui, num evento como MEO XL Games. Modéstia à parte, o espaço (do Marvel Spider-man 2) está incrível, com peças únicas como a estátua do Peter e Miles, que só há duas na Europa. Acho que grande parte daquilo que é o sucesso da PlayStation em Portugal é um bocadinho este mindset de querer estar perto do consumidor.
OJ: Depois de um dos anos mais fortes de sempre no Gaming em 2023, o que podemos esperar da Playstation para 2024?
SP: Anunciámos recentemente a nova remasterização do The Last of Us - Parte 2, que vai ser lançada logo no início do ano, um “exclusivozaço” da PlayStation. Estão ainda a chegar muitas novidades às consolas, como alguns dos acessórios que já referi. 2024 será um bom ano, garantidamente.
OJ: Podemos contar com o regresso regular da Playstation a este tipo de eventos presenciais, como o MEO XL Games, após a pandemia?
SP: A nossa estratégia vai sempre depender muito do que estiver a acontecer no momento. O compromisso é, sempre que estamos num evento, estarmos bem, com algo que sintamos que de facto acrescenta e é algo que o consumidor espera.
Vamos adaptando a nossa estratégia. A pandemia trouxe-nos outro tipo de dinâmicas, e conseguimos fazer outras coisas diferentes, também com muito bons resultados e de aproximação à comunidade. O nosso compromisso é sempre esse, aproximação à comunidade. As estratégias em concreto dependem muito do momento em que estamos e daquilo que poderá fazer sentido, ou não.
O MEO XL Games, que levou 38 mil visitantes à Exponor, para além da ativação de Spider-man 2, contou ainda com a entrega de prémios da 9ª Edição dos PlayStation Talents em Portugal, que teve como vencedor o jogo Hexrite, produzido pela Phabula.