Mais de 21 mil mortos confirmados esta sexta-feira.
Corpo do artigo
A Turquia foi arrasada por um sismo na passada segunda-feira, assim como a Síria, e no meio da devastação, algumas histórias de coragem. O vídeo que pode ver acima dá conta do resgate de duas crianças por parte da Unidade Militar de Emergência espanhola, antes de tentarem encontrar com vida a mãe. O momento foi acompanhado com profunda emoção e, depois de concluídas as manobras com sucesso, ao som de um aplauso.
Números avançados esta sexta-feira apontam para mais de 21 mil mortos, incluindo 17.674 na Turquia e 3.377 na Síria.
Embora os especialistas defendam que é possível sobreviver durante uma semana ou mais sob os escombros dos milhares de edifícios destruídos, as esperanças de encontrar pessoas ainda com vida em temperaturas negativas estão a diminuir.
As autoridades turcas referiram que mais de 120 mil equipas de socorro estão a participar nos esforços, com mais de 5.500 veículos, e a ajuda de 95 países, incluindo Portugal.
O Governo de Recep Tayyip Erdogan, que visitou as cidades afetadas nos últimos dois dias, tem sido alvo de críticas sobre uma alegada resposta lenta à tragédia, num momento em que o Presidente turco preparava a corrida à reeleição em 14 de maio.
A Organização Mundial de Saúde estima que 23 milhões de pessoas estão "potencialmente expostas, incluindo cerca de cinco milhões de pessoas vulneráveis" e teme uma grande crise de sanitária, capaz de causar ainda mais danos do que o terramoto.
As organizações humanitárias estão particularmente preocupadas com a propagação da epidemia de cólera, que reapareceu na Síria.
15816250