Um documentário do realizador brasileiro Marcelo Gomes e outros dois de Agostino Ferrente e Kim Longinotto, que se debruçam sobre a mafia italiana, integram o programa "Panorama" do Festival de Cinema de Berlim, em fevereiro na Alemanha.
Corpo do artigo
O festival anunciou hoje os primeiros 22 filmes daquela secção, tendo sido incluídas duas produções brasileiras: "Estou me guardando pra quando o Carnaval chegar", documentário de Marcelo Gomes rodado em Toritama, cidade brasileira marcada pela produção fabril e pelo Carnaval, e "Greta", primeira obra de Armando Praça, sobre "um Brasil queer e intergeracional".
O Panorama terá ainda, entre outros, "A dog called money", documentário de Seamus Murphy sobre os processos criativos da cantora britânica PJ Harvey, "Mid90s", que assinala a estreia na realização do ator norte-americano Jonah Hill, e "Skin", de Guy Nattiv, sobre neonazismo nos Estados Unidos.
Foram ainda selecionados os documentários "Selfie", de Agostino Ferrente, sobre violência policial e a influência da mafia italiana, e "Shooting the mafia", de Kim Longinotto, um retrato da fotógrafa italiana Letizia Battaglia, que há décadas documenta crimes em Palermo.
O 69.º Festival de Cinema de Berlim decorrerá de 07 a 17 de fevereiro.