Covid-19: americanos evitam Corona e marca de cerveja anuncia perdas de 250 milhões
O Covid-19, detetado em dezembro na China e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou pelo menos 2 858 mortos e infetou mais de 83 mil pessoas, de acordo com dados reportados por meia centena de países e territórios.
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A marca de cerveja até começou por "brincar" nas redes sociais com a designação "coronavírus", mas três meses depois do Covod-19 ter sido detetado na China, a boa disposição parece ter mudado para a marca Corona. Ora, segundo revela uma sondagem publicada pelo jornal New York Post, 38% dos norte-americanos inquiridos diz que deixou de beber cerveja Corona e não a irá consumir até que não seja encontrada uma solução para o... coronavírus.
"Não há dúvida de que a cerveja Corona está a sofrer por causa do coronavírus", disse Ronn Torossian, fundador da 5WPR - empresa que levou a cabo a sondagem-, dando outro exemplo: "Alguém pode imaginar entrar num bar e dizer 'Ei, posso beber uma Corona?' ou 'Passa-me uma Corona".
No mesmo estudo, 14% afirmaram consumir regularmente cerveja Corona, admitindo não pedir a bebida em público. Outros 16% disseram não ter a certeza se o vírus está relacionado com a cerveja Corona. "Embora a marca tenha afirmado que os consumidores entendem que não há ligação entre o vírus e a empresa de cerveja, este é um desastre para a marca", disse Torossian, salientando que a sondagem inquiriu 737 pessoas consumidoras de cerveja.
Posto isto, há um outro dado preocupante para a empresa que detém a cerveja Corona. Este está a ser o pior trimestre da década, tudo por causa do surto, e segundo a a Anheuser-Busch InBev, que também detém as Budweiser, Stella Artois e Leffe, os prejuízos devem ascebder aos 250 milhões de euros em todo o mundo. Um prejuízo também explicado pelo decréscimo do consumo de cervejas no China, onde os festejos do novo ano lunar foram afetados pelo surto.