Lisboa, 02 jul 2019 (Lusa) - A COSEC - Companhia de Seguro de Créditos assinou hoje com a sua homóloga dinamarquesa um acordo que vai facilitar a participação conjunta de empresas dos dois países em várias áreas, nomeadamente nas energias renováveis.
Corpo do artigo
"O objetivo é podermos fazer operações conjuntas com a agência de crédito às exportações (ECA) dinamarquesa, estando eles tão dinâmicos no setor das energias renováveis e tendo nós tantas empresas ativas nesse setor", disse à Lusa a presidente da COSEC, Maria Celeste Hagatong.
Falando à margem da conferência internacional que a COSEC organizou esta tarde, em Lisboa, para assinalar os 50 anos, a responsável explicou que este acordo de resseguro, assinado com a homóloga dinamarquesa, a EKF, "dá a possibilidade de trabalhar em projetos conjuntos em países de maior risco".
O acordo permite a uma empresa portuguesa e outra dinamarquesa juntarem-se e beneficiar dos seguros de crédito fornecidos pelos dois países, assim permitindo concorrer a projetos mais ambiciosos e com montantes mais avultados.
"Havendo um projeto grande, uma parte [das garantias] é dada pela ECA portuguesa, a ECA dinamarquesa dará à empresa do seu país, e haverá outras agências que poderão juntar-se porque este tipo de projetos geralmente envolve uma parte de construção, e é costume as agências internacionais juntarem-se" nestas condições, acrescentou Celeste Hagatong.
O acordo assinado esta tarde em Lisboa "permite às empresas poderem ter acesso a seguros de crédito de forma muito mais fácil" e, conclui a responsável, é vantajoso para as empresas nacionais porque "muitas das empresas dinamarquesas não têm uma dimensão muito grande e são complementares aos setores que temos em desenvolvimento".
A celebração deste entendimento segue-se a outros do mesmo formato já assinados pela COSEC com as suas homólogas de Itália, Espanha, Alemanha e Noruega.