O município de Ovar ficou sujeito a "quarentena geográfica" após decisão da Autoridade de Saúde Regional do Centro de encerrar todos os estabelecimentos desse concelho do distrito de Aveiro e limitar a movimentação de pessoas no território
Corpo do artigo
Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, anunciou nas redes sociais que o Governo se prepara para "decretar estado de calamidade específico para o município".
Isto irá implicar a criação de um perímetro com controlo de entradas e saídas e quarentena para a população do município
https://www.facebook.com/salvador.malheiro/posts/1375510465992442
Numa publicação, também nas redes sociais, colocada no dia de ontem, Salvador Malheiro falava em 16 infetados confirmados em Ovar. Há quatro dias, a Câmara fechou todos os serviços municipais. "A situação está muito complicada em Ovar. Por favor cancelem o que puderem e tentem ficar em casa", apelou então o presidente da Câmara.
1374697802740375
11903658
Nem autarquia nem Autoridade Regional de Saúde estiveram disponíveis para comentar a decisão, mas a página oficial da câmara municipal na rede social Facebook tem já visível o ofício assinado por João Pedro Carvalho Pimentel, Delegado de Saúde Regional do Centro e, por inerência, diretor do Departamento de Saúde Pública dessa Administração Regional de Saúde.
"Determino o encerramento de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais, bem como a limitação de movimentação de pessoas de e para o concelho de Ovar", lê-se no documento, que vigora até 04 de abril.
O mesmo responsável atribui a medida "ao perigo para a Saúde Pública, nomeadamente ao risco de contágio de Covid-19" e espera que essa quarentena geográfica ajude à "contenção" da doença, numa fase em que, segundo fonte da autarquia, há já "cerca de 30 pessoas infectadas" no território e esse entrou numa fase de contaminação comunitária.
O país está em estado de alerta desde sexta-feira, tendo o Governo colocado os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.
O número de infetados pelo novo coronavírus subiu para 448 em Portugal, mais 117 do que os contabilizados na segunda-feira, anunciou esta terça-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).