575 detenções foram efetuadas em Paris.
Corpo do artigo
Cerca de 31 mil "coletes amarelos" manifestavam-se este sábado a meio do dia em toda a França no quarto grande dia de protestos, que já levaram a mais de 700 detenções, 575 das quais em Paris, segundo o governo.
"A nível nacional, incluindo os parisienses, temos mais de 700 detenções para uma participação no movimento a meio do dia que é de 31 mil pessoas no território nacional, dos quais 8000 em Paris", indicou o secretário de Estado do Interior, Laurent Nuñez, ao canal televisivo France 2.
Os números são sensivelmente semelhantes aos do último sábado.
Os confrontos regressaram na manhã deste sábado às ruas de Paris, com a polícia reagir rapidamente contra os manifestantes, nomeadamente com gás lacrimogéneo e canhões de água.
A atuação policial parece revelar as ordens que os agentes receberam no sentido de evitar as cenas de guerrilha urbana registadas no passado fim de semana. Houve um reforço policial significativo antecipando os protestos de hoje e antes do início da manifestação em Paris, a polícia já tinha detido centenas de pessoas.
Nas ruas do centro de Paris os comerciantes fecharam as lojas e desapareceu quase todo o mobiliário urbano, para que não possa ser usado como arma pelos manifestantes.