Clubes reagem à morte de dois jovens desportistas após despiste na Madeira: "É uma notícia muito difícil"
Despiste ocorreu este domingo no Porto Moniz, depois de a viatura em que seguiam ter caído numa ravina, de uma altura superior a 100 metros.
Corpo do artigo
Dois mortos e um ferido grave perfazem o balanço de um despiste ocorrido este domingo no Porto Moniz, depois de a viatura em que seguiam ter caído numa ravina, de uma altura superior a 100 metros. O acidente ocorreu na zona do Ribeiro da Cruz, na freguesia das Achadas da Cruz, localizada entre a Ponta do Pargo e o Porto Moniz, neste concelho do norte da ilha da Madeira.
O ferido grave foi transportado para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.
As vítimas mortais são Agustín de Freitas, que foi praticante de futsal, e João Pestana, que praticou de BTT. Ambos representaram o CDR Prazeres, clube que recorreu às redes sociais. "É uma notícia muito difícil de aceitar para toda Direção do Cdr Prazeres, ver partir de forma inesperada, dois jovens, Agustin De Freitas (ex-jogador da formação futsal juvenis) e Jose Pestana/BTT, que muito deram ao nosso clube, ao desporto na Calheta e principalmente representavam a irreverência saudável da juventude. Que descansem em paz", pode ler-se no Facebook.
16779800
"É com grande pesar e consternação que partilhamos a notícia do trágico falecimento do José Luís Sousa Pestana, nascido a 20 de dezembro de 2003, atleta de BTT do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres. Neste momento tão difícil quanto ingrato, enviamos as mais sinceras condolências à família em particular, ao clube CDR Prazeres e a todos os que lhe eram próximos", lê-se na página da Associação de Ciclismo da Madeira.
Por seu turno, o Estrela da Calheta FC, referiu-se a Agustín de Freitas. "Hoje partiu um amigo, um miúdo incrível com tanto para viver... Que nos protejas a todos e nos dês um pouco da tua garra e rebeldia que tanto nos caracterizou em cada jogo e em cada treino. O Estrela da Calheta Futebol Clube vem desta forma deixar as mais sentidas condolências à família e amigos do nosso eterno amigo e jogador, Agustín. Descansa em paz!".
16779513
Em comunicado, o Serviço Regional de Saúde da Madeira (Sesaram) referiu que o sobrevivente "deu entrada às 12:45 horas, no Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, onde foram desencadeados todos os procedimentos necessários após intervenção das equipas de EMIR (Equipa Médica de Intervenção Rápida) no local".
O Sesaram acrescenta que o jovem, gravemente ferido, "teve seguimento para o Serviço de Medicina Intensiva onde se encontra face à situação clínica".
No documento, o Sesaram endereça "sentidas condolências aos familiares e amigos das duas vítimas [mortais] envolvidas no acidente" e indica que foi ativado o apoio psicológico.
Nas operações de socorro e resgate estiveram envolvidos meios das corporações de bombeiros de S. Vicente e Porto Moniz e da Calheta, apoiados pelo helicóptero do Serviço Regional de Proteção Civil.
O resgate dos corpos das vítimas durou várias horas devido a dificuldades de acesso ao local.