O cenário meteorológico típico de inverno irá acentuar-se no domingo, com previsão de chuva em todo o território nacional
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma alteração significativa no estado do tempo a partir desta sexta-feira, após duas semanas marcadas por céu limpo e temperaturas mínimas baixas, devido à influência de um anticiclone que se estendeu da Europa Central até à Madeira, abrangendo Portugal continental.
De acordo com a meteorologista Maria João Frada, citada pelo JN, este anticiclone começará a enfraquecer, permitindo a aproximação de uma depressão localizada atualmente a oeste dos Açores. Este sistema deslocar-se-á para leste, trazendo aumento de nebulosidade e chuva leve, inicialmente no Minho e Douro Litoral durante sexta-feira. À tarde, a precipitação, fraca e pouco frequente, poderá atingir outras zonas do litoral a norte do Cabo da Roca.
No sábado, 4 de janeiro, a chuva deverá alargar-se gradualmente às restantes regiões do Norte e Centro, chegando ao Sul ao final do dia. Nesse período, espera-se um aumento da intensidade da precipitação no Minho e Douro Litoral.
O cenário meteorológico típico de inverno irá acentuar-se no domingo, com previsão de chuva em todo o território nacional, que poderá ser por vezes forte, antes de dar lugar a aguaceiros ao final da tarde, de Norte para Sul. Também estão previstas condições para a ocorrência de trovoadas e granizo, além de neve nos pontos mais altos.
O vento intensificar-se-á no Litoral Oeste e nas terras altas, com rajadas previstas de 70 a 80 km/h nas zonas costeiras e de 90 a 100 km/h nas áreas montanhosas. O IPMA alerta ainda para agitação marítima e a emissão de avisos devido a estas condições adversas.
Subida da Temperatura Mínima
A partir de segunda-feira, espera-se uma diminuição gradual do vento no litoral, embora se mantenha forte nas terras altas. Paralelamente, haverá uma subida progressiva das temperaturas mínimas, com a substituição das atuais massas de ar polar por fluxos de ar tropical, o que deverá reduzir a sensação de frio registada nas últimas semanas.
.