A meia-maratona de Yizhuang contou com a participação de 21 robôs humanóides. O vencedor foi um humano, que terminou a prova em pouco mais de 1h. O primeiro robô a cruzar a meta precisou de 2h
Corpo do artigo
Este ano, a meia-maratona de Yizhuang, em Pequim, na China, foi ligeiramente diferente, já que os organizadores decidiram aceitar a participação de 21 robôs humanóides, que correram contra humanos num percurso de 21 quilómetros.
A corrida aconteceu este sábado e juntou robôs de várias formas e alturas: uns tinham menos de 1,20 cm, outros quase dois metros de altura. A indumentária também mereceu o devido destaque, já que houve quem precisasse de luvas de boxe, acessórios na cabeça e até sapatilhas.
Estes robôs, fabricados pelas empresas chinesas DroidVP, Noetix Robotics e pelo centro de inovação robótica de Pequim, fizeram o percurso acompanhados por treinadores humanos, mas nem todos completaram o percurso com facilidade.
Segundo a agência Reuters, o robô Tiangong Ultra terminou a prova em 2h e 40 minutos, mais uma do que o vencedor (1h e 2 minutos). Outros, no entanto, caíram logo na linha de partida, foram contra objetos e ficaram sem bateria várias vezes.