Maratona ibérica entre 31 de outubro e 3 de novembro.
Corpo do artigo
Centenas de ciclistas vão pedalar pelos soutos de Bragança numa maratona ibérica integrada na feira que celebra a castanha e as principais atividades económicas do concelho transmontano, entre 31 de outubro e 3 de novembro.
A natureza e desporto preenchem parte do programa Feira Internacional do Norte -- Norcaça, Norpesca & Norcastanha, apresentado esta segunda-feira pela Câmara Municipal de Bragança, com destaque para a prova/passeio de BTT que contabiliza "450 inscritos a duas semanas do encerramento das inscrições".
A Maratona Ibérica da Castanha proporciona um percurso mais curto de 35 quilómetros e um longo de 60 quilómetros com "passagens por algumas das mais míticas aldeias de Bragança, numa incursão por entre soutos e caminhos rurais", e decorre no último dia da feira, a 3 de novembro.
O certame, que há 18 anos promove a castanha, caça e pesca, abre a 31 de outubro no Centro Empresarial de Bragança e envolve mais de 50 entidades em torno dos produtos mais importantes da economia do concelho, com destaque para a castanha.
"De notar que somos responsáveis por 85% da produção nacional de castanha. Desta produção, 70 a 80% destina-se a mercados externos. É um produto que representa um valor económico de 100 milhões de euros para a região e, naturalmente, com muita importância para o concelho", realçou Hernâni Dias, presidente da Câmara de Bragança.