Opositor russo foi sepultado esta sexta-feira
Corpo do artigo
O opositor russo Alexei Navalny foi sepultado esta sexta-feira no cemitério de Borissovo, em Moscovo, rodeado de familiares e amigos. Cecília Pedroto, esposa do falecido José Maria Pedroto, histórico treinador do FC Porto, entre outros clubes, deixou uma mensagem nas redes sociais.
"Putin tem medo. Como todos os ditadores. Alexei Navalny mostrou como era possível outra Rússia, que valia a pena lutar por ela, até com a própria vida. Foi de uma coragem extraordinária, afrontar um regime brutal e corrupto, liderado por um ditador que vive isolado no seu castelo", pode ler-se.
Crítico declarado do regime do Presidente russo, Vladimir Putin, e carismático defensor da luta contra a corrupção, Navalny morreu aos 47 anos em circunstâncias ainda pouco claras.
Os serviços prisionais disseram que sofreu um colapso súbito após uma caminhada na colónia penal do Ártico onde cumpria uma pena de 19 anos por extremismo e a certidão de óbito menciona causa natural.
Os seus apoiantes, a viúva Yulia Navalnaia e muitos líderes ocidentais acusam Putin de ser o responsável pela morte de Navalny. A presidência russa negou estas acusações.
