Catarina Martins formaliza candidatura à Presidência da República com 9.500 assinaturas

A candidata à Presidência da República, Catarina Martins formaliza a candidatura no Tribunal Constitucional, em Lisboa
LUSA
Candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda é mais um nome no boletim de voto para as eleições marcadas para 18 de janeiro
Catarina Martins formalizou a candidatura às eleições presidenciais de 2026, com a entrega de mais de 9.500 assinaturas no Tribunal Constitucional, em Lisboa, na presença de cerca de duas dezenas de apoiantes.
"Queria agradecer muito às 9.500 pessoas, um pouco mais, que subscreveram a minha candidatura, queria agradecer imenso às pessoas que recolheram as assinaturas também presencialmente (...). Houve tanta gente que dedicou o seu tempo livre a recolher assinaturas para que esta candidatura pudesse estar aqui", afirmou Catarina Martins aos jornalistas, após a entrega de várias caixas com as assinaturas entregues no Palácio Ratton.
A candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda agradeceu também ao mandatário nacional, o músico e compositor António Pinho Vargas, realçando "um intelectual que pensa tão bem sobre a democracia e sobre os desafios deste tempo".
Esta tarde está também prevista a entrega das candidaturas necessárias para formalizar a candidatura de Henrique Gouveia e Melo. As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro de 2026.
Esta é a 12.ª vez (incluindo as duas voltas das eleições de 1986) que os portugueses são chamados, desde 1976, a escolher o Presidente da República em democracia.
Às eleições presidenciais anunciaram, entre outros, as suas candidaturas António Filipe (com o apoio do PCP), António José Seguro (apoiado pelo PS), André Ventura (apoiado pelo Chega), Catarina Martins (apoiada pelo BE), Henrique Gouveia e Melo, João Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), Jorge Pinto (apoiado pelo Livre) e Luís Marques Mendes (com o apoio do PSD).

