Casa da Juventude de 39 MEuro facilita universidade na província angolana de Malanje
A construção de uma Casa da Juventude na cidade angolana de Malanje vai custar quase 39 milhões de euros e permitirá acolher dezenas de alunos da província que pretendem seguir os estudos universitários.
Corpo do artigo
De acordo com um documento governamental a que a Lusa teve hoje acesso, a obra tem projeto aprovado por despacho de 07 de julho último pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, sendo justificada com a "necessidade" de "acomodar os estudantes que tenham concluído o ensino secundário e queiram dar continuidade aos estudos universitários no município de Malanje".
"Por ser o único que possui instituição de ensino superior na província", refere o documento.
Trata-se de uma empreitada atribuída à empresa China Camc Engineering, por 44,5 milhões de dólares (38,8 milhões de euros), segundo o mesmo documento, que autoriza o governador provincial a celebrar o contrato, e que além da construção propriamente dita envolve ainda o apetrechamento da Casa da Juventude de Malanje.
Aquela província distribui-se por um território de 97.602 quilómetros quadrados e conta com um polo da universidade pública Lueji A'Nkonde, na cidade de Malanje, incluindo uma faculdade de Medicina.
No ano letivo de 2017, que arrancou em março, frequentam o ensino superior em Angola mais de 200 mil estudantes.
