A quantidade de carga processada pelo porto de Maputo aumentou 22% em 2017 relativamente a 2016, anunciou hoje em comunicado o consórcio que forma a Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo.
No meso período homólogo, o número de navios diminuiu de 955 para 896, mas carregaram 3,3 milhões de toneladas adicionais de carga.
O aumento de 14,9 para 18,2 milhões de toneladas foi também reflexo da dragagem do canal de acesso, que aumentou a profundidade de 11 para 14,2 metros e permitiu a entrada de navios de maior capacidade, refere a empresa.
O maior navio a usar o porto de Maputo em 2017 foi um cargueiro que transportava 96.400 toneladas de magnetita (minério).
Por sua vez, as obras de beneficiação do Terminal de Carvão da Matola permitiram aumentar a sua profundidade para 15,4 metros, ampliando também a capacidade de carga.
A quantidade média de carvão carregada por navio no terminal é agora de 85 mil toneladas, anunciou a firma.
A companhia concessionária do porto de Maputo planeia concluir até final do primeiro semestre um plano de expansão do terminal de contentores e em março deverá abrir ao público um novo terminal de cruzeiros.
Está ainda prevista para este ano a reabilitação de quatro cais obsoletos, com um comprimento total de um quilómetro.
A Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo é uma parceria entre a Companhia Ferroviária Moçambicana (CFM) e a firma Portus Indico, composta pelas empresas Grindrod (África do Sul), DP World (Dubai) e a sociedade local Moçambique Gestores
O governo concessionou o porto por 15 anos em 2003 e, em 2010, o contrato foi prorrogado por igual período, até 2033, com possibilidade de extensão por mais 10 anos.
