Brexit: Tusk está "absolutamente certo" de que nova equipa da UE mantém acordo negociado
Bruxelas, 02 jul 2019 (Lusa) -- O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse hoje ter "a certeza absoluta" de que a nova equipa à frente dos destinos da União Europeia (UE) se oporá a uma renegociação do 'Brexit'.
Corpo do artigo
"Tenho a certeza absoluta de que os novos dirigentes das nossas instituições serão tão coerentes como nós no que respeita ao acordo de saída [do Reino Unido] e à nossa disponibilidade para discutir a futura relação" com Londres, disse Tusk aos jornalistas.
O acordo de saída que a UE se recusa a renegociar foi fechado com a primeira-ministra demissionária Theresa May e rejeitado já por três vezes pelo Parlamento britânico.
Os candidatos à substituição de May são Boris Johnson, favorável a uma saída sem acordo, e Jeremy Hunt.
Em abril, os líderes europeus aprovaram um prolongamento do prazo para as negociações do 'Brexit' até ao próximo dia 31 de outubro.
Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia chegaram hoje a acordo sobre as nomeações para os cargos institucionais de topo, indicando a alemã Úrsula von der Leyen para a presidência da Comissão Europeia, anunciou Donald Tusk.
Anunciado pelo presidente do Conselho Europeu, o compromisso alcançado ao fim de uma 'maratona' negocial, que se prolongou em Bruxelas ao longo de três dias, desde as 18:00 de domingo (menos uma hora em Lisboa), contempla ainda a nomeação do primeiro-ministro belga em funções, o liberal Charles Michel, para a presidência do Conselho Europeu, a indicação do ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, o socialista Josep Borrell, como Alto Representante da UE para a Política Externa e ainda da francesa Christine Lagarde para o Banco Central Europeu.
Os eurodeputados irão escolher na quarta-feira o presidente do hemiciclo europeu, cujo mandato poderá ser divido entre dois eurodeputados, dependendo das negociações entre as diferentes famílias políticas.
O nome da política alemã terá agora de ser confirmado pelo PE, que aprovará também individualmente todos os candidatos a comissários