Primeiro-ministro falou ao país após videoconferência com Pedro Sánchez, presidente do governo espanhol.
Corpo do artigo
Portugal e Espanha vão limitar a circulação na fronteira terrestre comum a mercadorias e trabalhadores transfronteiriços por causa da pandemia da Covid-19, anunciou este domingo o primeiro-ministro.
António Costa afirmou que os termos destas limitações serão definidos na segunda-feira, numa reunião dos ministros dos dois países com a pasta da Administração Interna.
Essa reunião seguir-se-á à dos ministros da Saúde e da Administração Interna da União Europeia em que será abordada a questão das fronteiras externas de toda a União Europeia, disse o primeiro-ministro, numa conferência de imprensa no palácio de São Bento, em Lisboa.
António Costa falou esta tarde, por videoconferência, com o homólogo espanhol, Pedro Sánchez.
"Fronteira só ficará aberta para o trânsito de mercadorias e trabalhadores transfronteiriços. Viagens devem ser substituídas por teletrabalho de forma a garantir que haja a menor circulação possível", afirmou António Costa.
"Amanhã poderá ser determinado. Será por um período superior a um mês, de forma a garantir que cobre o período da Páscoa. Turismo entre espanhóis e portugueses não haverá nos próximos tempos", acrescentou.