Declarações do advogado, arguido no processo Football Leaks, sobre Rui Pinto, aos jornalistas, e o pedido do Ministério Público de pena de prisão para denunciante, à saída do Juízo Central Criminal de Lisboa, onde decorrem as alegações finais do julgamento do processo Football Leaks.
Corpo do artigo
Ministério Público pediu pena de prisão para Rui Pinto: "Fiquei surpreso porque, na qualidade de advogado, fico sempre surpreso quando vejo o Ministério Público a alegar ao arrepio da lei. Lamento. A procuradora foi totalmente omissa naquilo que se devia pronunciar, nomeadamente a desistência de Rui Pinto. Rui Pinto desistiu de forma expressa, por escrito, da alegada tentativa de extorsão. A senhora procuradora também confunde, fala num crime de extorsão e aquilo que está aqui em causa é um crime de extorsão na forma tentada que, em termos penais, é claramente diferente. Rui Pinto desistiu por escrito, para Nélio Lucas, dizendo que não quer receber um cêntimo. Curiosamente, sobre a desistência, o que disse a procuradora? Nada."
Tentativa de extorsão, havendo desistência, não é punível: "A senhora procuradora tinha obrigação de conhecer o artigo 24 do Código Penal, que diz que a tentativa de extorsão, havendo desistência, não é punível. Tinha a obrigação de se pronunciar sobre isso. Devia saber também que Rui Pinto desistiu por minha recomendação, na qualidade de advogado, e devia conhecer o artigo 25. Desistiu por minha recomendação mas de forma voluntária. Nélio Lucas, depois da desistência, por escrito, continuou a insistir que lhe queria pagar. Fiquei um bocado desencantado com a senhora procuradora, esperava que fosse mais rigorosa, nomeadamente respondendo ao que lhe competia."
"Lenga lenga de um aluno medíocre da faculdade": "A procuradora disse uma coisa que é absolutamente medíocre. Disse que "estão verificados os pressupostos do crime de extorsão, objetivos e subjetivos". Isto é uma lenga lenga de um aluno medíocre da faculdade, porque não diz quais são os pressupostos que estão verificados. Nélio Lucas diz que nunca temeu a divulgação dos elementos, porque era tudo legal. Há aqui uma série de erros jurídicos que considero graves para a procuradora, mas ela entende aquilo que quer.
15597737
Crença de que Rui Pedro vai ser absolvido: "Rui Pinto vai ser absolvido da tentativa de extorsão. A senhora procuradora esqueceu-se de referir aquilo que a lei refere. A tentativa de extorsão, havendo desistência, não é punível. É evidente que se o crime de extorsão, ainda que na forma tentada fosse verificado, a única pena que se impõe é a de prisão. A única questão é saber se é suspensa ou não. A senhora procuradora tinha a obrigação de responder à desistência. Rui Pinto desistiu de forma expressa, disse que não queria receber nem um cêntimo. Lamento que não tenha tido o cuidado de responder à desistência de Rui Pinto. A tentativa de extorsão sob desistência não é punível. Não tenho qualquer dúvida que Rui Pinto vai ser absolvido da tentativa de extorsão. Vai ser absolvido porque a lei diz isto e a senhora procuradora não apresentou nenhum argumento que infundasse os artigos 24 e 25."
15597129