Vários utilizadores relataram ter recebido mensagens SMS fraudulentas, alegadamente enviadas pela Shein
Corpo do artigo
Os cibercriminosos estão a recorrer a novas estratégias para enganar os consumidores, utilizando o nome da Shein, uma das mais populares plataformas de venda online de vestuário, para obter informações bancárias de utilizadores desavisados.
Vários utilizadores relataram ter recebido mensagens SMS fraudulentas, alegadamente enviadas pela Shein, a informar sobre problemas na devolução de uma encomenda. O SMS inclui um link que redireciona a vítima para uma página que imita o website oficial da empresa. Ao introduzir as credenciais de acesso, os dados são capturados pelos criminosos, avança o jornal espanhol elEconomista.
Com acesso a estas credenciais, os atacantes podem obter informações pessoais, como nome, morada, e-mail e, sobretudo, dados do cartão bancário. Estas informações podem ser utilizadas para realizar compras fraudulentas, cometer roubo de identidade ou mesmo envolver a vítima em esquemas ilegais.
Face a esta situação, especialistas recomendam a alteração imediata da palavra-passe da conta Shein, caso haja suspeita de fraude. Além disso, deve-se monitorizar a conta bancária para identificar transações suspeitas e, se necessário, contactar o banco para bloquear o cartão.