Não será comparticipado pelo Estado
Corpo do artigo
O Wegovy, um novo medicamento para o tratamento da obesidade, será lançado em Portugal esta terça-feira, 1 de abril, podendo ser prescrito pelos médicos, e estará disponível para compra a partir de 7 de abril. Contudo, os pacientes terão de suportar o custo total, que ronda os 245 euros por mês, uma vez que o fármaco não será comparticipado pelo Estado.
Apesar de ser considerado uma opção terapêutica inovadora e mais eficaz do que os medicamentos existentes, a comparticipação seguirá o mesmo modelo do Ozempic, que é financiado pelo Estado apenas quando prescrito para diabetes tipo 2, e não para a obesidade, como revela o Público.
O endocrinologista e presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), José Silva Nunes, sublinha a elevada eficácia do Wegovy no combate ao excesso de peso, destacando-o como um dos tratamentos mais potentes disponíveis no mercado.
Com a chegada do Wegovy, Portugal passa a contar com cinco medicamentos indicados para o tratamento da obesidade. Antes de ser introduzido no mercado português, o Wegovy já estava disponível em 11 países europeus, incluindo Espanha, França e Alemanha, além de ser comercializado nos Estados Unidos, Canadá, Japão e Emirados Árabes Unidos.