Lançado projeto que promove aproximação de O JOGO, Jornal de Notícias e TSF às instituições de Ensino Superior, dando a conhecer trabalhos de estudantes
Corpo do artigo
A empresa detentora de títulos como O JOGO, Jornal de Notícias e TSF abre uma nova porta para os estudantes recém-licenciados na área da Comunicação Social, através de uma iniciativa que foi acolhida por dez instituições de referência do Ensino Superior em Portugal. O projeto tem como objetivo dar a conhecer trabalhos de estudantes e recém-licenciados no jornal O JOGO, Jornal de Notícias e na rádio TSF. A Academia também participará em ações propostas pelas universidades que se revelem úteis na promoção da literacia mediática, no combate à desinformação e na defesa de um jornalismo transparente e de qualidade.
A iniciativa é destinada a estudantes e recém-licenciados e a participação é feita através da publicação de trabalhos em áreas específicas nos sites dos três títulos. Os trabalhos, em texto, vídeo, som, dados ou formatos mistos, poderão ser submetidos diretamente por estudantes ou por docentes e gabinetes das universidades. No caso da TSF, será igualmente aberta a possibilidade de participação num programa produzido pelas escolas e supervisionado pelos sonoplastas e redação da Rádio, dando origem a um podcast.
A Academia de Notícias irá atribuir, anualmente, três bolsas para estudantes que tenham terminado o seu percurso (licenciatura ou mestrado) há menos de um ano. Cada bolsa irá prever a atribuição de um montante para desenvolvimento de um projeto jornalístico relevante, definido por um regulamento que irá ser anunciado nos primeiros dias de abril. Há ainda uma quarta bolsa temática, a Bolsa Fundação Mestre Casais para a Sustentabilidade, que apoiará a criação de conteúdos neste domínio do conhecimento.
O projeto destina-se a estudantes recém-licenciados de dez instituições de Ensino Superior nacionais, que podem ver os seus trabalhos publicados nos principais títulos da Notícias Ilimitadas
A assinatura dos protocolos e a apresentação deste projeto teve lugar ontem, na Fundação Gramaxo, na Maia, evento que contou com a presença do administrador da NI, Domingos de Andrade, da diretora geral editorial do grupo, Inês Cardoso, e altos responsáveis de oito das dez instituições que aderem à Academia de Notícias: Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação/Universidade Lusófona Porto e Universidade Lusófona de Lisboa, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Católica Braga, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Universidade da Beira Interior, Universidade da Maia e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.