Académicos criam Associação de Filosofia do Desporto em língua portuguesa
Um grupo de académicos provenientes de universidades de vários países de língua portuguesa vai reunir-se, a 30 de março, às 11 horas, na reitoria da Universidade do Porto, com o propósito de iniciar os primeiros laços para a criação de uma Associação de Filosofia do Desporto de Língua Portuguesa.
Neste primeiro encontro será debatida a criação de espaços de pensamento e diálogo intersubjetivo sobre o desporto, nomeadamente através de conferências, publicações e intervenções públicas, que ampliem o desenvolvimento e divulgação do pensamento sobre o desporto e do seu papel no mundo.
O modo mais imediato de acesso ao desporto é aquele que, por vezes até inadvertidamente, é vivido e sentido, mas o desporto também se pensa. São inúmeros os que ao longo do tempo foram pensando filosoficamente o desporto, procurando clarificar o que é o desporto, o que o caracteriza e constitui no seio da sua diversidade, as suas implicações e os seus pressupostos antropológicos e éticos, a invocação estética que diariamente faz ou o seu papel axiológico no meio do mundo.