Tatiana Pinto: o requintado motor de um deslumbrante Levante

Tatiana Pinto: o requintado motor de um deslumbrante Levante
Miguel Laezza

A centrocampista lusa tem sido uma das peças basilares da equipa sensação da liga espanhola.

O percurso que o Levante está a fazer na atual edição da liga espanhola de futebol feminino é, simplesmente, formidável. Equipa sensação da prova, a formação granota ocupa, nesta altura, o segundo lugar da tabela classificativa, com 38 pontos em 16 jornadas - 12 vitórias, dois empates e duas derrotas. Para se ter uma ideia do quão esplêndido tem sido o trajeto, em 2021/22, o conjunto valenciano terminou na sexta posição e, em 30 partidas, amealhou 50 pontos.

Com um estilo ofensivo e fascinante, como comprovam os 47 tentos apontados até agora - segundo ataque mais concretizador da competição -, a turma orientada pelo técnico Sánchez Vera apresenta algumas protagonistas essenciais para o sucesso coletivo, entre as quais se destaca um nome português: Tatiana Vanessa Ferreira Pinto.

Natural de Oliveira do Bairro, no distrito de Aveiro, a centrocampista, que soma 96 internacionalizações A, é o cérebro da tão bem oleada máquina levantista. Com a função de interligar todos os setores nos quatro momentos de jogo, a futebolista, de 28 anos, possui ainda o valioso hábito de aparecer em zonas de finalização, o que lhe tem trazido várias ocasiões festivas. Para já, "Tati" leva sete remates certeiros - marcou frente ao Alavés, Valência, Sevilha, com um bis, Real Sociedad, Villarreal e Athletic Bilbao -, sendo a médio mais goleadora do campeonato (média de 0.4375 golos por desafio). A jogadora, que está a cumprir a segunda época ao serviço do Levante, conta ainda com uma assistência, diante do Bétis.

Se a estes números pelo clube juntarmos as cifras pela Seleção Nacional, Tatiana Pinto totaliza nove golos e duas assistências - pela equipa das Quinas, fez o gosto ao pé contra a Islândia e o Haiti, tendo assistido também ante as nórdicas - e está bem encaminhada para aquela que pode vir a ser a melhor temporada da carreira na vertente individual.

A 22 de fevereiro, a atleta, que é presença assídua nas convocatórias do selecionador Francisco Neto, vai tentar ajudar Portugal a carimbar o passaporte para a fase final do Campeonato do Mundo, que decorrerá na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto de 2023. Depois de ter disputado os Europeus de 2017, nos Países Baixos, e 2022, em Inglaterra, este seria mais um marco histórico na viagem de Tatiana Pinto. No que concerne ao Levante, o objetivo também já está traçado: garantir uma vaga na Liga dos Campeões de 2023/24. A verdade é que, com este requintado motor de sigla TP, só pode haver espaço para quimerizar... e concretizar.