Sub-19: Portugal perde com a Chéquia na corrida ao Europeu feminino

Sub-19: Portugal perde com a Chéquia na corrida ao Europeu feminino
Redação com Lusa

Primeira fase de qualificação para a competição.

A seleção portuguesa de futebol feminino de sub-19 perdeu com a congénere da Chéquia, por 2-1, no Estádio Algarve, em jogo da primeira fase de qualificação para o Europeu do escalão.

Na primeira jornada do grupo 6 da Liga A, que integra ainda Espanha e Eslováquia, disputando-se no Algarve até segunda-feira, as lusas, que se adiantaram no marcador, por Margarida Caniço (60 minutos), até desperdiçaram mais oportunidades ao longo do jogo, permitindo a reviravolta com "bis" de Sabina Strizova (73 e 90).

Portugal começou melhor, dominando nos primeiros 20 minutos, com Joana Caiado a ameaçar por duas vezes: aos oito atirou à figura e aos 14, depois de se isolar e ultrapassar a guarda-redes checa, perdeu tempo de remate.

A principal ocasião deste período ocorreu aos 19 minutos: a lateral Matilde Silva, com um grande passe longo para a desmarcação de Nelly Rodrigues, isolou a companheira de equipa, que rematou para defesa de Fuchsova.

A República Checa respondeu e, no espaço de dois minutos, criou duas boas oportunidades, ambas por Sabina Strizova: primeiro, foi Joana Prazeres a evitar que a bola entrasse na baliza (23), e, depois, foi a guardiã Catarina Potra a defender no "um para um" perante a adversária isolada (25).

Já perto do intervalo, Portugal voltou a criar perigo, desta vez pela ponta de lança Margarida Caniço, que falhou um desvio após centro de Joana Caiado (44) e, isolada, atirou à figura de Fuchsova (45).

O início de segunda parte foi mais intermitente, com as duas equipas a dividirem muito o jogo a meio-campo, até que surgiu o golo de Margarida Caniço (60), que rematou sem hipóteses ao ângulo superior esquerdo da baliza da República Checa.

Aos 73, as sub-19 checas mostraram-se eficazes a aproveitar um momento em que as lusas, que pareciam seguras na defesa da vantagem, não souberam afastar a bola da grande área, surgindo Strizova a rematar de forma certeira para a igualdade.

Portugal cresceu após o golo adversário e dispôs de várias ocasiões, nomeadamente por Maria Alagoa, que correu todo o meio-campo ofensivo para rematar contra a guardiã Fuchsova (78), e por Filipa Bandeira e novamente Alagoa, que atiraram ambas à trave na mesma jogada (85).

De forma injusta, a Chéquia acabou por carimbar a vitória no minuto 90, com Strizova novamente em evidência, assinando o seu segundo golo na partida.

Portugal volta à ação na sexta-feira, enfrentando a Espanha em Albufeira, e termina o percurso nesta fase na segunda-feira, contra a Eslováquia, novamente no Estádio Algarve.

Os três primeiros classificados do grupo seguem para a fase seguinte do apuramento, enquanto o quarto e último classificado é relegado à Liga B.

Jogo no Estádio Algarve, em Faro.

Portugal - Chéquia, 1-2.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadoras:

1-0, Margarida Caniço, 60 minutos.

1-1, Sabina Strizova, 73.

1-2, Sabina Strizova, 90.

Equipas:

- Portugal: Catarina Potra, Ana Assucena, Joana Prazeres, Maria Miller, Matilde Silva, Leonor Alves, Joana Caiado (Filipa Bandeira, 73), Nelly Rodrigues, Maria Alagoa, Beatriz Nogueira (Maria Leonor Freitas, 87) e Margarida Caniço.

(Suplentes: Íris Esgueirão, Joana Silva, Inês Oliveira, Ana Cruz, Filipa Bandeira, Maria Leonor Freitas, Cláudia Mendinhas e Marta Salvador).

Treinador: José Paisana.

- Chéquia: Tereza Fuchsova, Nikola Prazienkova, Andrea Kochanova, Lucie Jelinkova, Dominika Huvarova, Sarka Pouvova, Tereza Kubickova (Denisa Jonasova, 57), Sabina Strizova, Andrea Hola (Aneta Tomanova, 90+1), Kim Thanhova (Andrea Svibkova, 73) e Radka Lindakova (Tereza Cerna, 73).

(Suplentes: Bara Berankova, Terezie Ohlidalova, Natalie Trckova, Tereza Cerna, Klara Duchackova, Denisa Jonasova, Jaroslava Pavilikova, Aneta Tomanova e Andrea Svibkova).

Treinador: Jan Navratil.

Árbitro: Kateryna Usova (Ucrânia).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Dominika Huvarova (58) e Lucie Jelinkova (77).

Assistência: Cerca de 50 espectadores.