Portugal vence Bósnia e avança no apuramento para Europeu sub-17

Portugal vence Bósnia e avança no apuramento para Europeu sub-17

Apesar de, à entrada para este encontro, lhe bastar apenas o empate para acabar o agrupamento entre as três primeiras e seguir em frente, a seleção portuguesa não entrou de forma tímida ou com reservas.

A seleção portuguesa de futebol feminino de sub-17 bateu a congénere da Bósnia-Herzegovina, por 2-0, no Estádio Algarve, garantindo a passagem à próxima fase do apuramento para o Europeu do escalão.

No fecho do Grupo 4 da Liga A da primeira fase de qualificação, os golos de Leonete Correia (14 minutos) e Marta Melão (73) selaram a segunda vitória portuguesa nesta ronda e o segundo lugar no grupo, com seis pontos, menos três do que a líder Alemanha.

Apesar de, à entrada para este encontro, lhe bastar apenas o empate para acabar o agrupamento entre as três primeiras e seguir em frente, a seleção portuguesa não entrou de forma tímida ou com reservas.

Portugal colocou imediatamente o foco virado para a baliza adversária e, nas suas duas primeiras ocasiões, Ana Rita Cunha falhou o alvo, aos quatro minutos, e Andreia Bravo obrigou Dumanjic a grande defesa na marcação de um livre direto (nove).

Ainda dentro do primeiro quarto de hora de jogo, aos 14, o ascendente português ganhou expressão no marcador, numa jogada de Cristiana Martins, que na direita 'furou" pela linha de fundo dentro da área e assistiu para o encosto fácil de Leonete Correia.

O conjunto luso manteve a pressão sobre a defensiva bósnia nos minutos seguintes e a guarda-redes Iman Dumanjic voltou a ter de se aplicar, com mais uma estirada para defender um remate forte de Inês Simas de fora da área (26).

Entre o final da primeira parte e a reentrada após intervalo, Portugal continuou a manter o domínio e a pressão sobre a construção adversária, mas foi-se limitando a segurar a posse de bola, sem incomodar o último reduto da Bósnia-Herzegovina.

À hora de jogo, Marisa Gomes fez uma tripla substituição e a equipa portuguesa "acordou", voltando a criar perigo com remates para fora das suplentes Bruna Ramos (61) e Marta Melão (63).

Com a Bósnia incapaz de reagir, apesar da diferença mínima, para tentar fugir ao último lugar do grupo, seria mesmo Marta Melão a aumentar a vantagem, aos 73 minutos, após passe de Andreia Bravo.

Até ao apito final, Portugal podia ter marcado o terceiro, mas Maria Silva desperdiçou duas oportunidades flagrantes, ambas bloqueadas "à boca" da baliza (76 e 85).

Jogo no Estádio Algarve.

Bósnia-Herzegovina - Portugal, 0-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Leonete Correia, 14 minutos.

0-2, Marta Melão, 73.

Bósnia-Herzegovina: Iman Dumanjic, Jelena Pavlinovic, Ajla Balic, Ivona Radosevic, Nina Brnic, Gloria Sliskovic, Janica Filipovic (Milica Jovanic, 81), Nina Pupic, Lamija Ostrakovic (Kristina Tekic, 83), Tasneem Dizdarevic (Durdica Zivkovic, 87) e Ajla Gradan (Sejla Dedic, 46).

(Suplentes: Nejra Hejub, Sejla Dedic, Durdica Zivkovic, Kristina Tekic e Milica Jovanic).

Selecionador: Ilija Lucic.

Portugal: Leonor Faria, Ana Pinto, Gabriela Vinhas, Isabel Cardoso (Maria Francisca, 74), Carolina Rodrigues (Bruna Ramos, 59), Inês Simas, Ana Rita Cunha (Mafalda Mariano, 59), Maria Ferreira, Andreia Bravo, Cristiana Martins (Marta Melão, 59) e Leonete Correia (Maria Silva, 68).

(Suplentes: Victória Ferreira, Bruna Ramos, Maria Francisca, Maria Silva, Carolina Ferreira, Mafalda Mariano, Ana Ferreira, Marta Melão e Lara Martins).

Selecionador: Marisa Gomes.

Árbitro: Maika Vanderstichel (França).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Isabel Cardoso (5), Ana Rita Cunha (41), Gloria Sliskovic (48) e Milica Jovanic (84).

Assistência: Cerca de 200 espetadores.