Equipa da semana: Condeixa eficaz agarra o pódio do campeonato

Equipa da semana: Condeixa eficaz agarra o pódio do campeonato

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Filipa Mesquita

No ano de estreia na Liga BPI, a formação de Coimbra ocupa o terceiro lugar da Zona Norte, atrás de Famalicão e Braga.

Fundado em 2015, o Condeixa chegou pela primeira vez à Liga BPI esta temporada e está a fazer uma boa campanha. Ao fim de sete jogos disputados, a formação de Coimbra soma 13 pontos, fruto de quatro vitórias, duas derrotas e um empate, registo que lhe permite ocupar a terceira posição da tabela classificativa, atrás apenas de Famalicão e Braga.

Ao leme da equipa está o treinador Marco Ramos, que abraçou o projeto este ano, tal como muitas das atletas que compõem o plantel, na busca da permanência no principal escalão da modalidade. No último fim de semana, na deslocação a Valadares, o Condeixa venceu por 2-1, com Ana Rute e Anita a assumirem-se como protagonistas ao marcarem os golos que valeram os três pontos. O triunfo fora de portas é já o terceiro em quatro jogos. Para além do Valadares, também venceram Boavista (6-0) e Cadima (4-2). A outra vitória celebrada na prova foi em casa, diante do Gil Vicente (3-1). No entanto, nem tudo são vitórias e a equipa já teve três jogos menos conseguidos: o empate sem golos frente ao Fiães e as duas derrotas diante do Famalicão (2-0) e do Clube Albergaria (3-1).

Apesar de haver algumas equipas com um jogo a menos, o Condeixa encontra-se numa posição privilegiada para passar à fase seguinte, numa altura em que tem apenas mais dois jogos pela frente: a deslocação a Braga - naquele que será mais um duro teste para a equipa -, e ainda o encontro caseiro com a Ovarense, no jogo que encerra a primeira fase da prova.

A jogadora

Luana Marques
Idade: 18 anos
Posição: avançada

Luana Marques é outra das caras novas do projeto do Condeixa, que abraçou depois de três anos ao serviço do Cadima. A avançada, de apenas 18 anos, é a melhor marcadora da equipa, com cinco golos em sete jogos. Na primeira jornada, bisou frente ao Boavista e na terceira assinou um "hat trick" diante do Cadima.

O treinador

Marco Ramos

Idade: 33 anos

Marco Ramos chegou ao Condeixa esta temporada para assumir o comando técnico da equipa no ano marcante da estreia na Liga BPI. Aos 33 anos, o treinador conta com uma longa passagem pelo Ouriense, onde se sagrou campeão, em 2014. Mais recentemente, orientou os juniores da U. Leiria e do Fátima.