
Nuno Cristóvão acredita que pode surpreender o Benfica
Reinaldo Rodrigues/Global Imagens
Treinador do Torreense, Nuno Cristóvão, reconhece que o Benfica é favorito para o embate da Taça de Portugal, mas as suas jogadoras pouco têm a perder.
Orientada por Nuno Cristóvão, a equipa de futebol feminino do Torreense vai medir forças com o Benfica este domingo, em partida dos oitavos de final da Taça de Portugal. Detentor do troféu, o emblema da Luz é favorito, mas do outro lado está um candidato à subida de escalão e um treinador que sabe o que é vencer no Jamor e promete "não dar o jogo de barato".
"Do ponto de vista desportivo, saiu-nos a fava e este é mais um jogo para equipa tentar crescer. As jogadoras estão entusiasmadas com o jogo e querem desfrutar do mesmo, sabendo qual o nosso papel. Mas como já lhes disse, basta ter um por cento de hipóteses e lutar por essa percentagem. Temos muito a ganhar e muito pouco a perder", afirma Nuno Cristóvão a O JOGO.
O Torreense lidera a Série F da segunda divisão, já garantiu a passagem à fase seguinte, mas na última jornada cedeu um empate com o Sporting B, a primeira formação a roubar pontos ao conjunto do Oeste. Para Nuno Cristóvão, este resultado não abala a equipa. "Estivemos sempre na frente e não conseguimos segurar a vantagem. Estivemos muitíssimo bem na segunda parte mesmo contra o vento e conseguimos estar melhor do que na primeira parte, com vento a favor. A nível defensivo só permitimos dois remates à baliza, mas a equipa não esteve tão bem do ponto de vista ofensivo. Fundamental era garantir a passagem à fase seguinte e isso foi conseguido", refere o treinador que liderou o Sporting até ao final da época passada.
Pela terceira vez em femininos, Cristóvão irá defrontar o Benfica, adversário ao qual deixa fortes elogios. "É uma equipa de outra dimensão, é a melhor equipa portuguesa neste momento. Dos cinco títulos nacionais mais importantes é a detentora de três deles e tem tudo muito bem encaminhado para se sagrar vencedora da Liga BPI. O Benfica pode ser o detentor de todos os títulos mais importantes da modalidade em masculinos e femininos", assume, reconhecendo que o fator casa pode empurrar a sua equipa. "É um fator importante na divulgação da modalidade em Torres Vedras. Há 15 dias estive num jogo dos sub 19 do Torreense e uma das pessoas que estava presente veio ter comigo e disse-me 'míster, dia 26 lá estaremos'. É um fator de fomento e desenvolvimento da modalidade e o Torreense vai aproveitar para levar ao estádio muita gente de Torres", perspetiva.
11743685
As encarnadas apresentam-se sem Geyse, atacante brasileira que rescindiu, mas Nuno Cristóvão não vê um Benfica "mais fraco". "A Geyse nem foi titular em todos os jogos e não se o Benfica não estará mais forte. Tem a Cloé, Nycole, Lúcia Alves, Catarina Amado... Observámos o Benfica in loco e por vídeo e as dinâmicas continuam lá. Além da qualidade individual das suas jogadoras, é uma equipa que vale acima de tudo pelo coletivo", diz o experiente treinador que espera "dar mais réplica", comparativamente com o último encontro, realizado na apresentação do Torreense, em que o Benfica venceu por 6-1.
