Números redondos: tudo ou (quase) nada no Luxemburgo para os campeões da Europa
A seleção nacional vai discutir este domingo no Luxemburgo o apuramento direto para o Euro-2020: Portugal só depende de si próprio, e em caso de insucesso ainda pode recorrer a um play-off, mas ao campeão da Europa exige-se que entre na fase final da prova pela porta da frente.
Corpo do artigo
PORTUGAL - LUXEMBURGO (domingo, 14.00)
Depois das vitórias esperadas de Portugal e da Sérvia, na quinta-feira, perante Lituânia e Luxemburgo, a decisão sobre qual será a segunda seleção com apuramento direto para a fase final do Euro-2020 ficou guardada para a última jornada do grupo B.
Nesta ronda decisiva, Portugal joga no Luxemburgo e a Sérvia recebe a Ucrânia, bastando aos portugueses fazer o mesmo resultado do que os sérvios para ficarem desde já apurados. Melhor: graças à vantagem no confronto direto com a Sérvia, Portugal até pode perder no Luxemburgo se a equipa dos Balcãs não vencer a Ucrânia. Recorde-se ainda que a seleção que ficar no terceiro lugar do grupo vai disputar o play-off, já que tanto Portugal como a Sérvia venceram os respetivos grupos da Liga das Nações.
Naturalmente, a Ucrânia já garantiu o primeiro lugar no grupo e não precisa do resultado em Belgrado, mas também é um facto que as diferenças entre Portugal e o Luxemburgo são estratosféricas: em termos de valor estimado (pelo site Transfermarkt) dos jogadores convocados, Portugal ultrapassa os 600 milhões de euros (o valor até costuma ser mais elevado, mas nesta convocatória há baixas importantes, como Félix, William, Semedo, André Gomes e Rafa) enquanto o Luxemburgo não passa dos 13 milhões. Trata-se de um valor quase 50 vezes inferior, semelhante ao do plantel do Tondela. Os três jogadores mais valiosos do Luxemburgo não ultrapassam os 2 milhões de euros.
11517995
Analisando um pouco mais a fundo, descobre-se que 13 dos 23 convocados portugueses valem sozinhos mais do que o plantel todo do Luxemburgo. No que diz respeito ao Ranking FIFA, os dados são também implacáveis: Portugal é 6º, o Luxemburgo ocupa a posição 96.
No histórico entre as duas equipas Portugal venceu os últimos nove jogos entre as duas seleções, todos os do século XXI, com saldo de 32-1 em golos. Deve dizer-se que seleção luxemburguesa teve um nível aceitável até à década de 1960, mas a partir dos anos 1970 o seu registo é muito fraco: 249 jogos nos apuramentos para os mundiais e europeus, com um total de 216 derrotas e somente 13 vitórias.
De qualquer maneira, há que registar melhorias sensíveis nos últimos anos. Sete dessas 13 vitórias (a maioria, portanto), aconteceram nos últimos sete apuramentos para mundiais e europeus, desde 2008 até agora. Nomeadamente os últimos três anos foram marcados por algumas proezas importantes da equipa nacional luxemburguesa: por exemplo em 2017 foi empatar a zero com a França em Toulouse (no apuramento para o Mundial-18, ganho depois pela França) e venceu em casa a Hungria, num amigável.
E ainda mais recentemente, em 2018 e 2019, o Luxemburgo venceu seis jogos em 17 (incluindo particulares), sendo que apenas foi goleado duas vezes: 0-4 com a Áustria e 0-3 com Portugal, em Alvalade, há cerca de um mês. Na qualificação atual, perdeu por 1-0 na Ucrânia e na receção aos ucranianos foi derrotada também pela margem mínima (1-2, depois de estar a ganhar, sofrendo o segundo golo aos 90+3, marcado na própria baliza...).
Acima de tudo, o Luxemburgo passou a ter melhores jogadores, que atuam na sua maioria fora da liga interna. Destaque para Gerson Rodrigues (do D. Kiev), Olivier Thill (do UFA, Liga da Rússia), Chanot (do NYC FC, da MLS), Laurent Jans (do Paderborn, Bundesliga). Há também vários casos de futebolistas que jogam nas segundas divisões da Bélgica, França ou Alemanha, com realce para Vincent Thill (do Orleans, II liga francesa), que está entre os 3 mais valiosos da equipa do Luxemburgo. Nos convocados para o jogo contra Portugal falta um dos melhores, Martins Pereira, do Young Boys, que está lesionado desde Agosto.
Do lado português, registam-se várias baixas: faltam Pepe, Nelson Semedo, William Carvalho, João Mário, André Gomes, João Félix, Rafa, mas entre os não-titulares absolutos sobram jogadores com características ofensivas: Bruno Fernandes, Pizzi, Gonçalo Paciência, André Silva, Podence, Bruma, Jota e Éder, um exército de avançados para atacar uma vitória clara e a qualificação direta.
E depois há Cristiano Ronaldo, claro, que após o hat-trick à Lituânia, no Algarve, vai querer chegar à incrível marca dos 100 golos pela equipa nacional (está nos 98), entrando assim na reta final para atacar o recorde absoluto de golos no futebol de seleções, pertencente ao iraniano Ali Daei (109 golos).
PROBABILIDADES NR: 4% Luxemburgo Portugal / 11 % empate / 85% Portugal
11516873
