Sporting defende jovem jogadora vítima de racismo: "Nesta luta, nunca estarás sozinha"
No domingo, num jogo entre Sporting e Fundação Salesianos, Cíntia Martins, jogador de futebol feminino dos leões, foi vitima de racismo.
Corpo do artigo
Cíntia Martins, jogadora dos escalões de formação de futebol feminino do Sporting, foi alvo de insultos racistas no jogo de domingo frente ao Fundação Salesianos. O treinador da equipa leonina, Paulo Conceição, revelou, nas redes sociais, que a jovem atleta foi chamada de "macaca" por parte de adeptos da equipa adversária.
A jogadora reagiu mal às provocações e acabou por ser expulsa.
"Hoje [domingo] de manhã tinha tudo para ser um domingo normal, dia de jogo, mas não foi. Uma das minhas jogadoras foi vítima de racismo por parte de adepto/s adversário/s. Durante o jogo, foi alvo de vários comentários que ofendem qualquer jogadora que joga e percorre um sonho. Um sonho que todos merecem um dia na sua infância aspirar. Eis que um adepto a manda calar e dirige-se a ela chamando de macaca. Ao ouvir, a jogadora em causa, perdeu o controlo e respondeu a esse mesmo adepto, sendo no fim da sua ação advertida e expulsa do jogo", conta o técnico, no Twitter.
"Na altura não tinha percebido o sucedido mas se tivesse ouvido tal comentário, não teria continuado o jogo. Com 23 anos foi a primeira vez que me senti impotente, sem saber o que se passava e sem saber o que fazer. Nenhum sistema tático ou substituição alterava tal coisa. As suas colegas foram ao seu encontro para a abraçar e confortar. Jogaram a segunda parte quase toda com menos uma, por ela. E que intensidade e que caráter tiveram. Ninguém, mas ninguém deve ser julgado pela sua idade, género, orientação sexual ou tom de pele, muito menos uma criança de 14 anos. Acredito num mundo justo, livre. Podemos e devemos tornar esse mundo, um lugar melhor, um lugar onde todos e todas pertencem. Episódios como estes, recorrentes, não devem ter lugar no futebol de formação, no alto rendimento, e em qualquer outro desporto ou lugar", acrescenta Paulo Conceição.
1485337785766715398
Esta segunda-feira, o Sporting utilizou as redes sociais para repudiar o sucedido e sair em defesa de Cíntia Martins.
"Cíntia Martins foi ontem vítima de racismo por parte de adeptos adversários, durante o jogo das Iniciadas. O Sporting repudia qualquer ato de racismo e está com a jogadora na luta pela igualdade. Nesta luta, nunca estarás sozinha", lê-se numa nota divulgada nas redes sociais.
1485611341494853640