Seleção feminina volta a sorrir: regresso às vitórias com superioridade evidente
As Navegadoras bateram a Chéquia no Estoril, num desafio que ficou marcado por três estreias.
Corpo do artigo
Depois de quatro derrotas consecutivas para o Grupo A2 da primeira edição da Liga das Nações, a Seleção Nacional de futebol feminino regressou, esta quarta-feira, aos triunfos, ao bater a Chéquia por 3-1 num encontro de preparação.
No Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, Portugal, superior na maior parte do tempo, teve uma entrada demolidora na partida, conseguindo dois golos nos instantes iniciais: Ana Capeta abriu o ativo (2’) e Carolina Mendes dilatou a vantagem (5’), após assistência de Telma Encarnação.
Na segunda parte, as Navegadoras continuaram a dominar as operações e, à passagem dos 54 minutos, Joana Marchão e Telma Encarnação, no mesmo lance, fizeram a bola embater por duas vezes no travessão da baliza de Olivie Lukásová. Já aos 75’, a lateral esquerdo do Servette, da Suíça, "acertou na mouche" e, através de um livre direto cobrado de modo irrepreensível, assinou o terceiro do conjunto às ordens de Francisco Neto (75’).
Até ao apito final, a turma checa ainda conseguiu o tento de honra, por intermédio de Michaela Khyrová, que com um belo e potente remate de pé esquerdo não deu quaisquer hipóteses de defesa à guardiã Patrícia Morais.
O desafio ficou ainda marcado pelas estreias de Maria Alagoa, Nelly Rodrigues e Bia Meio-Metro, que somaram a primeira internacionalização A.
A formação lusa, atual 21ª classificada no ranking da FIFA, volta a entrar em ação na próxima terça-feira, a partir das 18h15, no mesmo palco, desta feita para medir forças com a Coreia do Sul.