Salma Paralluelo: terceira maravilha espanhola pisca o olho à coroa de rainha
A avançado, de 20 anos, é, neste momento, a melhor marcadora do Barcelona, contabilizando praticamente o dobro dos golos que fez na época passada. A sucessão de Alexia Putellas e Aitana Bonmatí está muito bem entregue.
Corpo do artigo
O Barcelona, tetracampeão espanhol e campeão europeu, é a equipa mais fascinante da atualidade no futebol feminino. E as intérpretes "crème de la crème" que possui são as principais responsáveis por todos os capítulos de glória alcançados nos últimos anos. No entanto, se Alexia Putellas (melhor jogadora do planeta em 2021 e 2022) e Aitana Bonmatí (2023) têm sido as divas, há, agora, outra maravilha espanhola que, categoricamente, já se intrometeu na luta pela coroa de rainha.
Melhor jovem futebolista do Mundial da Austrália e da Nova Zelândia – foi uma peça crucial para a épica conquista da "La Roja" – e terceira colocada na Bola de Ouro de 2023, Salma Celeste Paralluelo Ayingono tem arrasado com o escudo culé esta temporada: no domingo, numa partida referente à 19ª ronda da Liga F, a extremo esquerdo – que também pode desempenhar a função de ponta de lança – assinou, na visita à Real Sociedad (1-7), o segundo "poker" da conta pessoal, repetindo, assim, aquilo que já tinha feito a 5 de novembro, na receção ao Sevilha (8-0), para a sétima jornada.
Deste modo, a atleta – que completará o 21º aniversário daqui a oito meses – chegou aos 25 golos pela turma catalã em 2023/24, ficando somente a um remate certeiro do dobro de tentos que conseguiu em 2022/23 ao serviço do conjunto blaugrana (13). Aliás, nesta altura, a camisola 7 é a máxima artilheira da formação orientada por Jonatan Giráldez, com a criativa norueguesa Caroline Graham Hansen a aparecer na segunda posição (23).
Com dois títulos já amealhados na presente época – primeira edição da Liga das Nações pela seleção e Supertaça de Espanha pelo clube – e o Barça em todas as frentes possíveis – líder do campeonato, meias-finais da Taça da Rainha e "quartos" da Liga dos Campeões –, Salma Paralluelo arrisca-se, seriamente, a ser a nova herdeira do trono. Ainda assim, caso isso não se efetive nas próximas "eleições", está destinado a acontecer. Mais cedo ou mais tarde.