Annalena Baerbock, ministra das Relações Exteriores da Alemanha, condenou o beijo dado por Luis Rubiales, presidente suspenso da RFEF, à jogadora Jenni Hermoso após a conquista do Mundial feminino.
Corpo do artigo
Annalena Baerbock, ministra das Relações Exteriores da Alemanha, reagiu este domingo com desagrado à polémica em torno do beijo dado por Luis Rubiales, presidente suspenso da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), à jogadora Jenni Hermoso após a conquista do Mundial feminino.
Considerando que a suspensão de 90 dias atribuída pela FIFA ao dirigente espanhol é "mais do que correta", a ministra tentou explicar a gravidade da situação com um exemplo a envolver Angela Merkel, ex-Chanceler da Alemanha, e Philipp Lahm, antigo jogador que capitaneou a seleção à conquista do Mundial'2014, no Brasil.
"Imaginem que Angela Merkel tinha beijado Lahm assim em 2014. Ter-se-ia libertado um inferno, ou melhor dito, teria sido completamente inimaginável", condenou.
O futebol espanhol está envolto em polémica desde 20 de agosto, quando, no final do jogo que sagrou a seleção feminina espanhola campeã do mundo de futebol, em Sydney, na altura da entrega dos prémios, Luis Rubiales beijou na boca Jenni Hermoso, enquanto festejavam.
Depois de vários dias com muitas críticas por diversos setores da sociedade, a RFEF realizou, na sexta-feira, uma Assembleia Geral Extraordinária, na qual era esperado o pedido de demissão de Rubiales.
No entanto Luis Rubiales não se demitiu, dando origem a um novo pico de contestação e extremar das posições, com as jogadoras da seleção a anunciarem não estarem disponíveis para voltar a representar Espanha, enquanto os atuais dirigentes da RFEF se mantiverem nos cargos. No sábado, a FIFA anunciou a suspensão de Rubiales do cargo por 90 dias.
Na sexta-feira, o governo espanhol anunciou que iria denunciar Luis Rubiales ao Tribunal Administrativo do Desporto (TAD), com o objetivo de o suspender.
"Se o TAD iniciar o processo, eu, enquanto presidente do Conselho Superior do Desporto (CSD), tenho o direito de convocar o comité executivo do CSD para pedir a suspensão de Rubiales", explicou o também secretário de Estado para o Desporto, Victor Francos, durante uma conferência de imprensa em Tarragona.
Victor Francos apelou a que o TAD se reúna "de forma extraordinária" já na segunda-feira.
Caso o tribunal considere que as infrações são "muito graves", então o CSD convocará o seu comité executivo para dar início à suspensão de Rubiales. Entretanto, 11 membros da equipa técnica de Jorge Vilda, entre adjuntos, analistas e preparadores, apresentaram a demissão.
16925433
16915036