Primeira mulher a marcar pelo FC Porto renova contrato: "Foi muito marcante..."
Matilde Vaz é a sexta renovação da equipa feminina dos dragões
Corpo do artigo
Matilde Vaz, primeira mulher a marcar um golo pelo FC Porto, tornou-se esta quinta-feira na sexta renovação contratual da equipa feminina dos dragões, que garantiu a subida à II Divisão.
A médio de 18 anos registou um golo e cinco assistências em 22 jogos na sua época de estreia de azul e branco e a sua camisola ficou imortalizada no Museu do clube pelo golo inaugural que marcou no jogo de apresentação da equipa feminina contra a União de Leiria (vitória por 9-0), logo aos dois minutos, a 1 de setembro de 2024.
Depois de Cláudia Lima, Verónica Khudyakova, Inês Oliveira, Ema Gonçalves e Adriana Semedo, Matilde junta-se às renovações do plantel treinado por Daniel Chaves antes da segunda mão da final da III Divisão, em Massamá, no domingo (16h00), depois de uma vitória portista por 4-1 no Dragão.
As declarações da jogadora aos meios do FC Porto após renovar:
Renovação: “É um grande orgulho renovar pelo meu clube do coração. Sinto-me muito feliz e orgulhosa de mim mesma e queria agradecer à minha família, ao staff e a toda a equipa por me ajudar neste passo muito importante da minha caminhada.”
Melhores momentos até agora: “A primeira memória que me vem à cabeça é o primeiro jogo que a equipa feminina fez aqui no Estádio Dragão. O meu primeiro golo, claro, foi muito marcante na minha caminhada e ter a camisola exposta no Museu é algo muito importante para mim. Senti um orgulho enorme por representar o FC Porto neste estádio, ainda para mais sendo uma adepta que vem ao Dragão com o meu pai desde pequenina. Jogar aqui e poder concretizar o meu sonho é muito importante para mim e fiquei muito feliz porque foi um grande resultado da equipa e uma grande prestação para todos os adeptos que vieram cá apoiar o futebol feminino.”
Evolução: “Isto não era possível sem as minhas colegas de equipa. Sinto que evolui muito como jogadora e como pessoa e tenho que continuar a melhorar para chegar à Liga BPI, porque torna-se cada vez mais difícil. É esse o meu objetivo.”
A primeira mão da final no Estádio do Dragão: “Regressar a este estádio deixou-me com um sentimento de orgulho e de nostalgia. Pisar este relvado é algo que nunca conseguirei explicar. A equipa está preparada e com certeza que vamos trazer a taça para o Porto.”
Balanço da época: “O mais importante é o coletivo e trazer a taça, só assim é que a equipa vai ficar satisfeita e será fruto de todo o trabalho desta época, que não foi fácil. É um orgulho enorme.”
Época 2025/26 na II Divisão: “Os jogos vão ser muito mais disputados e teremos que trabalhar ainda mais, mas temos um coletivo muito unido e muito forte e vamos trabalhar muito para rebentar com aquilo tudo.”
Objetivos por alcançar: “Ainda sonho trazer a taça para o Porto, porque ainda nada está ganho, e também tenho o sonho de continuar a trabalhar e a crescer como jogadora e como pessoa e ajudar o FC Porto a chegar à Liga BPI. Esse é o meu sonho.”